1. Início
  2. / Indústria
  3. / Empresa 100 por cento brasileira adquire navio porta-contêineres e vai facilitar logística entre portos do Brasil e Argentina
Tempo de leitura 4 min de leitura

Empresa 100 por cento brasileira adquire navio porta-contêineres e vai facilitar logística entre portos do Brasil e Argentina

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 18/05/2020 às 09:13
Logistica navio Argentina Brasileira

A Log-In Logística Intermodal investiu R$ 60 milhões no navio Log-In Endurance. O player brasileiro de cabotagem portuária tem planos ambiciosos de crescimento no país

Como uma das maiores empresas brasileira de cabotagem e logística portos no país, a Log-In Logística Intermodal avança mais uma importante etapa investindo no crescimento da frota e otimizando suas operações Brasil Argentina ( Buenos Aires). Recentemente o navio Log-In Endurance foi adquirido para atender a linha de Serviço Atlântico Sul (SAS), uma das mais importantes para a companhia

“O expressivo investimento em mais um navio próprio e também na contratação de tripulantes, em um momento tão crítico, reafirmam a confiança da Log-In no modal e na própria capacidade de desenvolvimento da navegação de cabotagem brasileira”, diz Mauricio Alvarenga, Diretor Comercial da Log-In Logística Intermodal.  “O transporte intermodal é muito estratégico, não só neste, mas em qualquer outro momento, em função de sua  característica crucial de manter em funcionamento a cadeia de abastecimento. Nosso setor está unido para ajudar a sociedade e enxergamos que esse é um momento para não pararmos”, enfatiza o empresário.

Essa aquisição faz parte da estratégia de negócios da companhia que teve o ponta pé inicial em 2016. O navio detém capacidade de 2.800 TEUs e transporte até mesmo contêineres refrigerados. Toda a tripulação será 100% brasileira, valorizando a mão e obra nacional e capacidade técnica de nossos marítimos-aquaviários. Tanto que já foram contratados 76 tripulantes que vão operar não apenas no navio Log-in Endurece, mas também no Login-In Polaris, comprado em 2017 e que começou a operar em 2019

A compra desses dois porta-contêineres (Log-In Endurance e Log-In Polaris) faz parte de um plano de aquisições, iniciado com a embarcação Log-In Resiliente, em 2017. Atualmente, a Log-In Logística Intermodal conta com uma frota de seis navios próprios, que somam capacidade para 15.500 TEUs.  Além disso, trabalha com embarcações afretadas que aumentam ainda mais a sua excelência operacional no transporte intermodal. 

Menor impacto no meio ambiente

O Log-In Endurance transportará mais carga com um menor impacto ao meio ambiente. Com incremento de 10% à capacidade do atual navio que será substituído e um sistema eletrônico de injeção de combustível, o motor de combustão principal queima de maneira mais eficiente o bunker, gerando redução no consumo de combustível, na manutenção e vida útil do motor, assim como reduzindo a emissão de componentes de enxofre na atmosfera.  Melhor atendimento aos clientes e sustentabilidade.

A Cabotagem é um modal muito promissor no Brasil, país que possui uma extensa costa navegável de 8.500 quilômetros e onde as principais cidades, polos industriais e grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas. Comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga, redução do número de avarias e roubos e, ainda, impacto ambiental, a cabotagem é a alternativa mais eficaz para compor a cadeia de suprimentos dos mais diversos setores.

 Aquisição do Log-In Endurance marca nova fase

“Em 2016, iniciamos um processo de reestruturação para resolver o endividamento da empresa e a baixa rentabilidade dos negócios. Os desafios foram muitos, incluindo a revisão de gastos, venda de ativos, negociação de dívida e redução de plano de investimentos. A aquisição do Log-In Endurance marca uma nova fase e será crucial para apoiar nosso crescimento”, enfatiza Alvarenga. 

A Log-In Logística Intermodal tem sede no Rio de Janeiro, oito escritórios regionais (Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Santos, São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires); além disso, conta com dois terminais intermodais, no Guarujá- SP e Itajaí-SC, e um terminal portuário em Vila Velha-ES. A Receita líquida em 2019 ultrapassou 1 bilhão de reais, com um volume de contêineres transportados da ordem de 357,8 mil TEUs,  cifra 5,1% superior em relação a 2018. Outro marco importante foi a finalização com sucesso, em novembro de 2019, da oferta pública primária de ações,  na qual a Log-In captou o montante de 634 milhões de reais.  É importante também salientar que no ano passado, a companhia obteve a marca histórica de zero acidente com perda de tempo em toda a sua frota. 

Sobre a Log-In Logística Intermodal

A Log-In Logística Intermodal planeja, gerencia e opera as melhores soluções para o movimento de cargas por meio da cabotagem, complementadas pelo transporte rodoviário. Possui uma rede integrada que facilita o movimento portuário e o transporte porta-a-porta, graças a uma extensa rede intermodal que permite um alcance geográfico que abrange todo o Brasil e o Mercosul. Também oferece armazenamento de carga em seus terminais. Por favor, visite: www.loginlogistica.com.br

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos