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Embraer pode construir nova fábrica para produzir o cargueiro C-390 Millennium e fechar maior contrato de sua história

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/08/2025 às 18:27
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Embraer pode viabilizar uma nova fábrica na Índia para produzir o C-390 Millennium, em parceria estratégica com a Mahindra, em projeto que também prevê transformar o país asiático em centro regional de exportação de aeronaves militares.

A Embraer concorre a um projeto licitatório da Força Aérea Indiana com potencial de concretizar o maior contrato de sua história.

A proposta prevê a construção de uma fábrica na Índia para produzir o cargueiro militar C-390 Millennium, junto ao grupo Mahindra, em uma iniciativa estratégica que pode transformar o país asiático em um hub regional de defesa.

Parceria estratégica com a Índia

Durante o LIDE Brazil-India Forum, em Mumbai, Márcio Monteiro, vice-presidente de Inteligência de Mercado da Embraer Defesa e Segurança, afirmou:

“Vamos, basicamente, ter uma fábrica de aviões da Embraer na Índia, fazendo esses aviões”, destacando que essa fábrica “oferece uma combinação imbatível entre produto e o que a gente vai transferir de tecnologia e fazer de conteúdo local na Índia”.

A proposta se alinha à estratégia “Make in India”, com condição de viabilização vinculada ao comprometimento da Indian Air Force em adquirir entre 40 e 80 unidades do C-390 Millennium.

Monteiro vislumbra que, caso a empreitada tenha êxito, a Índia passe a atender mercados vizinhos na Ásia como hub regional.

Embraer pode instalar fábrica na Índia para produzir o C-390 Millennium e fechar o maior contrato da sua história.
Embraer pode instalar fábrica na Índia para produzir o C-390 Millennium e fechar o maior contrato da sua história.

Capacidade e importância do C-390 Millennium

O cargueiro C-390 Millennium é um avião multimissão de transporte militar médio, com capacidades que incluem reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, transporte logístico e combate a incêndios.

Este modelo, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, é o maior avião militar já construído no Hemisfério Sul.

Seu desenvolvimento contou com investimento estimado em R$ 2 bilhões, e sua denominação foi alterada de KC-390 para C-390 Millennium em 2019.

Contratos internacionais recentes

Em paralelo à proposta na Índia, a Embraer vem ampliando sua presença global.

Em julho de 2024, firmou contrato para vender nove aeronaves C-390 Millennium à Holanda (cinco unidades) e à Áustria (quatro unidades), com entregas previstas entre 2027 e 2030.

Esse acordo já constitui o maior contrato de exportação do modelo.

Também manteve diálogo com a Eslováquia, que iniciou negociações para adquirir três aeronaves em dezembro de 2024.

O preço estimado de cada aeronave gira em torno de € 80 milhões.

Presença estratégica no mercado internacional

A Embraer direciona atenção à Índia, à Arábia Saudita, à União Europeia e aos Estados Unidos como mercados estratégicos para sua divisão de defesa e vendas do C-390 Millennium.

A companhia consolidou sua estrutura no país asiático com a abertura de uma subsidiária em Nova Delhi, instalada no polo aeroespacial AeroCity, inaugurada em junho de 2025.

Essa iniciativa reforça a intenção de expandir negócios tanto na aviação de defesa quanto na comercial.

Histórico e desenvolvimento da aeronave

O C-390 Millennium realizou seu primeiro voo em fevereiro de 2015 e entrou em serviço em 2019, sendo o maior e mais pesado avião já desenvolvido pela Embraer.

Construído na unidade de Gavião Peixoto (São Paulo), o programa envolveu hangares de 30 mil m² e gerou numerosos empregos diretos e indiretos.

O projeto teve origem em estudos no início dos anos 2000, especialmente a partir do jato regional E-190, com apoio do governo brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que investiram recursos significativos no desenvolvimento.

Resumo dos fatos principais

  • A Embraer concorre a licitação na Índia que pode resultar no maior contrato da sua história, com fábrica local para o C-390 Millennium.
  • A proposta prevê transferência de tecnologia com a Mahindra e conversão da Índia em hub regional.
  • O C-390 é um cargueiro militar multimissão, o maior militar feito pela Embraer, com desenvolvimento robusto e clientes em diversos países.
  • Contratos já fechados com Holanda e Áustria, e negociações com Eslováquia fortalecem o cenário internacional.
  • Subsidiária aberta em Delhi reforça presença estratégica da Embraer na Índia.

A abordagem amplifica a cooperação tecnológico-industrial entre Brasil e Índia no setor aeroespacial, ao mesmo tempo em que reforça o posicionamento competitivo do C-390 Millennium no mercado global.

Como você avalia os impactos de uma eventual fábrica da Embraer na Índia sobre a dinâmica regional da indústria aeroespacial?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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