A Embraer garantiu um dos maiores contratos da sua história recente. A Avelo Airlines, companhia aérea americana de baixo custo, confirmou a compra de 50 aeronaves E195-E2, com opção para mais 50, em um acordo avaliado em US$ 4,4 bilhões.
A Avelo Airlines anunciou o pedido de 50 jatos Embraer E195-E2, com opção de adquirir outros 50 no futuro.
O valor de tabela da negociação é de US$ 4,4 bilhões, e as primeiras entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2027.
Esse acordo marca a estreia da aeronave mais avançada da Embraer nos Estados Unidos, consolidando um marco importante para o Programa E2.
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Os aviões substituirão gradualmente parte da frota e complementarão os atuais Boeing 737NGs da companhia.
Expansão da malha aérea
O desempenho do E195-E2 em pistas curtas é garantido pelo sistema exclusivo E2TS, o que permitirá à Avelo explorar novos mercados.
Além disso, a eficiência de combustível e o baixo nível de ruído são fatores que ampliam a competitividade do modelo.
Segundo Andrew Levy, fundador e CEO da Avelo Airlines, os passageiros poderão contar com assentos 2×2, bagageiros maiores e uma cabine silenciosa. Ele destacou que a aeronave é ideal para o crescimento futuro da malha, porque alia eficiência e conforto.
Visão da Embraer
Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, afirmou que o E195-E2 é um divisor de águas. Ele ressaltou que a combinação de baixo consumo, operação silenciosa e capacidade de operar em pistas curtas vai otimizar a malha da Avelo.
A Avelo Airlines iniciou suas operações em abril de 2021 e já transportou quase oito milhões de clientes em mais de 62 mil voos.
Atualmente, a frota conta com 22 Boeing 737 e atende 47 cidades em 18 estados, Porto Rico e três destinos internacionais: Jamaica, México e República Dominicana.
Avelo Airlines
Para a Avelo Airlines, fundada em 2021, a encomenda demonstra ambição de crescimento sustentável. A empresa se tornou conhecida por oferecer voos de baixo custo, convenientes e pontuais, com uma frota composta até então apenas por Boeing 737 Next Generation.
A inclusão do E195-E2 permitirá abrir novas rotas, otimizar custos e atingir cidades menores ou aeroportos com infraestrutura mais restrita.
Se encaixa perfeitamente na estratégia de expansão de uma companhia que em menos de quatro anos já transportou quase oito milhões de clientes em mais de 62 mil voos.
Impacto estratégico para a Embraer
O acordo reforça sua posição como líder mundial em jatos de até 150 assentos e sinaliza que o programa E2 atingiu maturidade e competitividade internacional.
Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves.
Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, descreveu o E195-E2 como um divisor de águas.
“O E195-E2 é um divisor de águas para as companhias aéreas que desejam crescer de forma lucrativa enquanto elevam a experiência dos passageiros”, disse
Outro fator estratégico é o E2TS (Enhanced Take-Off System), tecnologia proprietária da Embraer que otimiza o desempenho em pistas curtas.
Esse diferencial permitirá à Avelo ampliar sua rede de destinos para aeroportos regionais que antes não eram viáveis para aeronaves maiores.
O sistema, aliado ao baixo consumo de combustível e à redução de ruído, confere ao E195-E2 vantagens decisivas frente a concorrentes.
A Embraer é a principal exportadora nacional de bens de alto valor agregado e cada contrato desse porte reforça a relevância da indústria aeronáutica brasileira no cenário global.
O E195-E2: a maior e mais avançada aeronave da Embraer
Se a primeira parte da história mostra a conquista comercial, a segunda revela o protagonista: o Embraer E195-E2, o maior integrante da família E2.
Ele reúne uma série de avanços tecnológicos e operacionais que o diferenciam tanto da geração anterior quanto de rivais diretos, como o Airbus A220.
Desempenho e eficiência
Com comprimento de 41,5 metros e envergadura de 35,1 metros, o E195-E2 é capaz de transportar até 146 passageiros em configuração de alta densidade.
Em arranjos mais confortáveis, comporta 120 a 132 assentos. Seu alcance chega a 4.815 km, podendo ser ampliado para até 5.560 km após as últimas melhorias implementadas pela Embraer.
O peso máximo de decolagem (MTOW) foi elevado para 62.500 kg, e o modelo consome cerca de 29% menos combustível por assento em relação à primeira geração de E-Jets.
Essa eficiência é um dos principais atrativos para companhias que desejam reduzir custos operacionais e emissões de carbono, alinhando-se às metas ambientais do setor aéreo.
Diferenciais técnicos
O E195-E2 incorpora o E2TS, já citado, que melhora a performance em pistas curtas, abrindo oportunidades para operações em aeroportos com restrições.
A aeronave também utiliza motores Pratt & Whitney GTF da nova geração, que oferecem desempenho superior e operação mais silenciosa.
Além disso, a Embraer redesenhou as asas e implementou sistemas de controle de voo de última geração, proporcionando maior estabilidade, eficiência e confiabilidade.
Essas soluções permitem que o avião concorra de forma equilibrada com modelos maiores, mas mantendo custos menores.
Histórico e relevância global
O primeiro voo do E195-E2 ocorreu em março de 2017, e a certificação conjunta pelas autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos, Europa e Brasil foi emitida em 2019.
A Azul Linhas Aéreas foi a cliente lançadora, recebendo sua primeira unidade em setembro daquele ano. Desde então, companhias como Binter Canarias e KLM Cityhopper também incorporaram o modelo às suas frotas.ndial.