1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Embalagens feitas a partir de grafeno, desenvolvidas por Gerdau e gigante de nanotecnologia, prometem revolucionar indústria de filmes plásticos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Embalagens feitas a partir de grafeno, desenvolvidas por Gerdau e gigante de nanotecnologia, prometem revolucionar indústria de filmes plásticos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/05/2023 às 15:51
gerdau, grafeno, tecnologia
Grafeno. Fonte: Pixabay

A parceria entre a Gerdau e a Packseven pode revolucionar o mercado de plástico filme com uma nova tecnologia, uma vez que o grafeno é um material extremamente versátil

A parceria entre a Packseven e a Gerdau Graphene resultou em um feito inédito na indústria de tecnologia: o lançamento do primeiro Stretch Film com grafeno do mundo! Essa colaboração entre uma das principais empresas brasileiras de filmes flexíveis e a pioneira empresa de nanotecnologia de alta performance da Gerdau Graphene promete transformar o mercado de embalagens, de acordo com o site Plástico Sul.

O novo Stretch Film com grafeno da Gerdau é uma versão mais fina e incrivelmente resistente em comparação ao material original, sem grafeno. Essa inovação de tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a Gerdau com o objetivo de oferecer um filme mais robusto e resistente ao mercado. Kléber Ávila, CEO da Packseven, destaca as vantagens do produto: maior resistência a materiais ofensivos, como pontas que poderiam furá-lo, maior rendimento, redução do consumo no estiramento e, consequentemente, uma melhora significativa na segurança das cargas.

Flavia Zangrandi, Head de Produtos da Gerdau Graphene, ressalta a importância da tecnologia do grafeno como um material altamente estudado e relativamente novo no mercado. A Gerdau Graphene é uma das poucas empresas no mundo que desenvolvem aditivos e produtos com nano materiais e tecnologias à base de carbono, conhecidos como grafeno, em escala comercial. Através da parceria com a Packseven, a Gerdau está entregando ao mercado um filme de alto desempenho e baixa gramatura, ampliando o uso industrial do grafeno.

Grafeno: O material mais forte presente no planeta!

O grafeno, considerado o material mais forte da Terra, é composto por folhas de carbono densamente compactadas, com uma espessura de um a dez átomos. Suas propriedades químicas, físicas, elétricas, térmicas e mecânicas extraordinárias cativaram o mundo desde que foi isolado em 2004, levando seus inventores a receber o Prêmio Nobel de Física. 

Ao ser misturado com plásticos, a tecnologia do grafeno criada pela Gerdau confere uma resistência incrível à matriz polimérica, tornando o material plástico combinado muito mais forte. Além disso, o grafeno melhora as propriedades de barreira contra líquidos e gases, oferece proteção contra intempéries, oxidação e luz UV, além de aumentar a condutividade elétrica e térmica.

No caso dos filmes plásticos à base de PE, a adição da tecnologia de grafeno tem demonstrado ganhos expressivos de resistência ao material, permitindo reduzir a espessura do filme. Essa adição possibilita um aumento de desempenho da tecnologia combinado a um material mais sustentável, reduzindo o consumo de plástico virgem ou aumentando a incorporação de plástico reciclado no produto final.

O primeiro Stretch Film com grafeno do mundo já mostrou resultados impressionantes nos testes iniciais de tecnologia, suportando um estiramento 120% superior ao filme comum, e espera-se que a versão final, prevista para chegar ao mercado em dois meses, apresente resultados ainda melhores.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos