A Usina Coruripe, produtora de açúcar e etanol, juntamente com a empresa de logística Rumo, vai investir em terminal rodoferroviário para aumentar o escoamento de produção
A Usina Coruripe, produtora de açúcar e etanol, lançou no último dia 29 a pedra fundamental de um terminal rodoferroviário em Iturama, no Estado de Minas Gerais, que foi desenvolvida para facilitar o escoamento de 2 milhões de toneladas de açúcar VHP por ano com destino ao Porto de Santos, em São Paulo. O investimento em parceria com a operadora ferroviária Rumo é de R$ 70 milhões.
Veja ainda outras notícias:
- ExxonMobil planeja acabar com 14.000 empregos, devido a baixa demanda por petróleo, decorrente da pandemia do Covid-19
- Solstad Offshore fecha acordo de três anos com a Petrobras para embarcação de apoio do tipo RSV
- Líder mundial em energia, a Siemens Energy abre vaga de estágio para o Estado de São Paulo
Segundo Francisco Vital, diretor comercial da Usina Coruripe, além da economia de custos de transporte, o projeto do único terminal rodoferroviário mineiro conectado à Norte-Sul, o investimento também traz benefícios ambientais por conta do descarregamento de rodovias na região. Das duas toneladas planejadas, pelo menos 75% são transportadas de caminhão para o litoral de São Paulo.
Vital diz que “Esse será um terminal de altíssimo giro, com uma capacidade de carregamento muito alta para tornar o ativo – trem e vagões – muito bem usado. Ele vai trazer desenvolvimento para toda a região porque, além de transportar o nosso açúcar, também vai levar o açúcar de terceiros produzido em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás (em um raio de até 500 quilômetros). Antes uma pequena parte dessa produção era escoada através do terminal de Fernandópolis (SP), mas Iturama, além de muito mais perto, tem maior capacidade. Ele poderá fazer até 6 milhões de toneladas em breve”.
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
A meta é que o terminal entre em operação em março de 2021, mas o gerente aposta que a primeira remessa sairá de Minas Gerais em janeiro. A nova unidade está localizada no KM 15 da rodovia BR-497 e terá alta velocidade de recebimento e carregamento, e está equipada com uma pera ferroviária – área em formato circular para manobra de trens – que agilizará as operações.
O projeto tem uma área total estimada de 20 hectares e será equipada com dois tombadores, um armazém com capacidade estática de 40.000 toneladas e uma tulha de carregamento de vagões, que pode carregar 1.500 toneladas de caminhões por hora.