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Em leilão, sistema de rodovias que liga o Rio de Janeiro à cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, é arrematado por empresa privada

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/05/2022 às 17:25
Rio de Janeiro, Minas Gerais, rodovias
Imagem de Ryan McGuire / Fonte: Pixabay

A Ecorodovias pretende, com a concessão, ampliar a sua participação nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

A Ecorodovias arrematou, durante leilão promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) na última sexta-feira (dia 20), na B3, em São Paulo, o sistema rodoviário constituído pela BR-116/493/465/RJ/MG, que conecta a cidade do Rio de Janeiro (RJ) a Governador Valadares, em Minas Gerais.
A empresa apresentou proposta de desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 3,11%, sendo a única proponente do leilão. Tendo em vista a falta de concorrentes, não houve também valor de outorga, conforme estipulava o edital.
Logo após o anúncio do resultado, Marcello Guidotti – CEO da Ecorodovias – afirmou que, para a companhia, esse é um ativo de extrema importância, uma vez que amplia ainda mais a sua presença em Minas Gerais, onde já atua em três concessões, e no Rio de Janeiro, onde opera a Ecoponte (ponte Rio-Niterói) e está buscando novas oportunidades.
O executivo comunicou, ainda, que, graças a mais esta concessão, a Ecorodovias passa a operar mais de 4 mil quilômetros de rodovias no Brasil, o que faz dela a maior empresa privada em atividade no sistema rodoviário do país.

Investimento previsto no sistema rodoviário entre o Rio de Janeiro e Governador Valadares (Minas Gerais) é de R$ 11,3 bilhões

O contrato da nova administradora possui duração de 30 anos, ao longo dos quais o investimento previsto no projeto é de R$ 11,3 bilhões. Além disso, outros R$ 9,8 bilhões estão previstos para serem gastos com despesas operacionais (OPEX), que consistem no somatório dos custos operacionais, despesas obrigatórias e do conjunto de seguros e garantias. A concessão deve, ainda, ser responsável pela geração de mais de 150 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a região, compreendida entre os estados do Rio e de Minas Gerais, é considerada estratégica devido à extensão de 726,9 quilômetros da rodovia, além do grande volume de tráfego. Trata-se da única rota, partindo da capital fluminense, por meio da qual é possível contornar a Baía de Guanabara, possibilitando o acesso à Região dos Lagos, ao norte do estado do Rio de Janeiro e às regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A rodovia Rio-Valadares passa por 37 municípios em toda a sua extensão, dos quais 22 são em Minas Gerais e 15 no Rio de Janeiro.
Quanto às tarifas de pedágio, estas serão reduzidas de maneira gradativa conforme a modelagem adotada para o novo contrato, que também determina a utilização do sistema denominado free flow – de fluxo livre de passagem, com cobrança por trecho percorrido – na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a partir do sexto ano de vigor.

Projeto conta com planos de expansão das rodovias

O Ministério da Infraestrutura divulgou também que o projeto conta com 303,2 quilômetros de obras de duplicação das rodovias e 255,2 quilômetros de faixas adicionais. Ademais, foram determinados mais 7,7 quilômetros de expansão da capacidade na Serra de Teresópolis (Rio de Janeiro), com o intuito de, segundo a pasta, garantir mais segurança, fluidez e um menor impacto ambiental na região.
Por fim, a ANTT salientou que a nova concessão traz uma série de inovações, tais como: tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples; pontos de parada para caminhoneiros; estoque de melhorias, com a possibilidade de realização de obras ao longo da concessão; Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% a todos os usuários do sistema automático de cobrança, em qualquer praça de pedágio, e Desconto de Usuário Frequente (DUF) exclusivo a usuários que fazem uso de trechos da rodovia diversas vezes por mês.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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