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Elon Musk promete revolução automotiva com novo motor da Tesla capaz de mudar o jogo contra a Toyota

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/12/2023 às 21:46
Atualizado em 05/12/2023 às 10:17
Elon Musk promete revolução automotiva com novo motor da Tesla capaz de mudar o jogo contra a Toyota
Foto: Youtube/Reprodução
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Elon Musk apresenta novo motor da Tesla que promete não apenas ser uma revolução no mercado de carros elétricos, mas também aos motores a combustão de montadoras como a Toyota.

Elon Musk está a poucos passos para levar o mercado de carros elétricos a outro nível com o lançamento de um novo motor da Tesla, chamado de Hairpin, que promete mudar o jogo contra a Toyota e outras montadoras. O bilionário revelou recentemente essa unidade de tração revolucionária que torna os veículos elétricos ainda mais competitivos não apenas em relação às gerações anteriores, mas também em comparação com os veículos a combustão.

Principais diferenciais do novo motor da Tesla

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Quando se trata da Tesla, de Elon Musk, pode se afirmar que há muitos admiradores e críticos, entretanto, não se pode negar que a empresa está fazendo avanços significativos no mundo dos elétricos. Com foco em reduzir custos e melhorar o ambiente, a Tesla está utilizando um software para modelar a melhor configuração e um design único que envolve soldagem sem uso de minerais de terras raras.

Isso resultou em um trem de força composto por um motor de US$ 1.000 e uma bateria de US$ 5 mil, tornando seu veículo de mercado em massa não apenas viável, mas também com alta margem bruta.

O que surpreende mesmo é o novo motor da Tesla, que promete deixar a Toyota para trás. Os novos motores Hairpin são algo totalmente inovador com um design mais compacto, mais leve e mais avançado.

Uma das principais características desse novo motor da Tesla é o seu fator de preenchimento, que pode chegar a 0,7, em comparação ao 0,4 encontrado nos fios redondos tradicionais. Isso significa que o motor de Elon Musk apresenta um desempenho térmico melhor e permite um processo de produção totalmente automatizado.

Tesla altera layout para utilizar seu novo motor

O novo projeto do inversor é revolucionário, visto que é muito mais compacto com um conector de alta voltagem fundido e um conector de dados. Ao remover a cobertura fundida é possível ver isso por conta própria.

Para deixar a Toyota para trás, a Tesla de Elon Musk otimizou o Layout do novo motor e aprimorou a montagem do resfriador. Foi utilizado uma peça soldada por fricção para uni-los. O filtro do motor não é mais substituível pelo usuário, mas isso se deve ao fato de que ele não precisa ser trocado ao longo da vida útil do veículo.

Ao contrário de um motor a combustão, esse filtro serve apenas para evitar o acúmulo de pequenos desgastes e detritos de fabricação, portanto, nunca é necessário substituí-lo. O novo motor da Tesla, de Elon Musk, possui presilhas para realizar o enrolamento do estator ao invés de fios redondos.

A geometria retangular dessas presilhas possibilita um melhor aproveitamento do espaço, gerando um melhor fator de preenchimento, ou seja, o enrolamento de cobre utiliza de forma mais eficaz o espaço disponível, gerando 20% a mais de eficiência.

Vantagens do novo motor em relação aos da Toyota e outras montadoras 

Essa tecnologia de Elon Musk representa uma série de vantagens. Por exemplo, o maior fator de preenchimento gera um campo magnético mais intenso, resultando em uma rotação mais poderosa do rotor e um torque maior nas rodas.

Devido ao estator poder ser menor, as perdas de energia durante a passagem da corrente elétrica pelo cobre, conhecidas como perdas de cobre, são mínimas.

O caminho de enrolamento otimizado simplifica o processo de montagem e o novo motor da Tesla, que promete acabar com a Toyota, apresenta menor risco de falhas a longo prazo. Suas presilhas conseguem conduzir mais corrente que os fios redondos, resultando no menor calor no rolamento e no motor.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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