1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Elon Musk promete revolução automotiva com novo motor da Tesla capaz de mudar o jogo contra a Toyota
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Elon Musk promete revolução automotiva com novo motor da Tesla capaz de mudar o jogo contra a Toyota

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/12/2023 às 21:46
Atualizado em 05/12/2023 às 10:17
Elon Musk promete revolução automotiva com novo motor da Tesla capaz de mudar o jogo contra a Toyota
Foto: Youtube/Reprodução

Elon Musk apresenta novo motor da Tesla que promete não apenas ser uma revolução no mercado de carros elétricos, mas também aos motores a combustão de montadoras como a Toyota.

Elon Musk está a poucos passos para levar o mercado de carros elétricos a outro nível com o lançamento de um novo motor da Tesla, chamado de Hairpin, que promete mudar o jogo contra a Toyota e outras montadoras. O bilionário revelou recentemente essa unidade de tração revolucionária que torna os veículos elétricos ainda mais competitivos não apenas em relação às gerações anteriores, mas também em comparação com os veículos a combustão.

Principais diferenciais do novo motor da Tesla

Quando se trata da Tesla, de Elon Musk, pode se afirmar que há muitos admiradores e críticos, entretanto, não se pode negar que a empresa está fazendo avanços significativos no mundo dos elétricos. Com foco em reduzir custos e melhorar o ambiente, a Tesla está utilizando um software para modelar a melhor configuração e um design único que envolve soldagem sem uso de minerais de terras raras.

Isso resultou em um trem de força composto por um motor de US$ 1.000 e uma bateria de US$ 5 mil, tornando seu veículo de mercado em massa não apenas viável, mas também com alta margem bruta.

O que surpreende mesmo é o novo motor da Tesla, que promete deixar a Toyota para trás. Os novos motores Hairpin são algo totalmente inovador com um design mais compacto, mais leve e mais avançado.

Uma das principais características desse novo motor da Tesla é o seu fator de preenchimento, que pode chegar a 0,7, em comparação ao 0,4 encontrado nos fios redondos tradicionais. Isso significa que o motor de Elon Musk apresenta um desempenho térmico melhor e permite um processo de produção totalmente automatizado.

Tesla altera layout para utilizar seu novo motor

O novo projeto do inversor é revolucionário, visto que é muito mais compacto com um conector de alta voltagem fundido e um conector de dados. Ao remover a cobertura fundida é possível ver isso por conta própria.

Para deixar a Toyota para trás, a Tesla de Elon Musk otimizou o Layout do novo motor e aprimorou a montagem do resfriador. Foi utilizado uma peça soldada por fricção para uni-los. O filtro do motor não é mais substituível pelo usuário, mas isso se deve ao fato de que ele não precisa ser trocado ao longo da vida útil do veículo.

Ao contrário de um motor a combustão, esse filtro serve apenas para evitar o acúmulo de pequenos desgastes e detritos de fabricação, portanto, nunca é necessário substituí-lo. O novo motor da Tesla, de Elon Musk, possui presilhas para realizar o enrolamento do estator ao invés de fios redondos.

A geometria retangular dessas presilhas possibilita um melhor aproveitamento do espaço, gerando um melhor fator de preenchimento, ou seja, o enrolamento de cobre utiliza de forma mais eficaz o espaço disponível, gerando 20% a mais de eficiência.

Vantagens do novo motor em relação aos da Toyota e outras montadoras 

Essa tecnologia de Elon Musk representa uma série de vantagens. Por exemplo, o maior fator de preenchimento gera um campo magnético mais intenso, resultando em uma rotação mais poderosa do rotor e um torque maior nas rodas.

Devido ao estator poder ser menor, as perdas de energia durante a passagem da corrente elétrica pelo cobre, conhecidas como perdas de cobre, são mínimas.

O caminho de enrolamento otimizado simplifica o processo de montagem e o novo motor da Tesla, que promete acabar com a Toyota, apresenta menor risco de falhas a longo prazo. Suas presilhas conseguem conduzir mais corrente que os fios redondos, resultando no menor calor no rolamento e no motor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x