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Elon Musk preocupado? BMW desafia Tesla ao anunciar carro elétrico movido a hidrogênio, com lançamento previsto para 2028, prometendo sacudir a indústria automotiva

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/09/2024 às 14:58
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Foto: BMW

Revolução no mercado: BMW anunciou carro elétrico movido a hidrogênio, com lançamento previsto para o ano de 2028. Tesla e Elon Musk ficando para trás?

A montadora alemã BMW está se preparando para lançar seu primeiro carro elétrico movido a hidrogênio, marcando um novo capítulo na busca por alternativas aos veículos elétricos a bateria. Embora os veículos elétricos tenham dominado o cenário nos últimos anos, em grande parte devido ao pioneirismo de empresas como a Tesla, de Elon Musk, outras montadoras estão buscando diversificar suas ofertas com tecnologias inovadoras, como os carros movidos a hidrogênio.

Essa nova aposta da empresa surge em um momento de crescente demanda por soluções sustentáveis e alternativas aos combustíveis fósseis. O lançamento está previsto para 2028 e promete ser um marco na história da mobilidade automotiva, conforme anunciado pela empresa.

Tecnologia em parceria com a Toyota

A BMW não está sozinha nesse empreendimento. A tecnologia por trás do novo veículo movido a hidrogênio será desenvolvida em colaboração com a Toyota, a maior montadora de automóveis do mundo e uma das pioneiras na pesquisa sobre células de combustível.

O modelo previsto para 2028 será uma variante movida a hidrogênio de um dos carros já existentes da BMW, embora a empresa ainda não tenha divulgado detalhes sobre o preço ou a escala de produção inicial.

O presidente da BMW, Oliver Zipse, descreveu o lançamento como um momento histórico: “Movido por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, este modelo sublinhará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade do futuro”. Zipse também mencionou que o lançamento sinaliza o início de uma nova era de demanda significativa por veículos elétricos movidos a células de combustível.

Aposta em hidrogênio como alternativa às baterias

Embora empresas como a Tesla estejam na vanguarda do mercado de veículos elétricos, a BMW tem feito apostas consideráveis no hidrogênio como alternativa aos veículos elétricos convencionais que dependem de baterias recarregáveis.

Uma das principais razões para isso é que muitos consumidores enfrentam dificuldades para carregar seus veículos em casa, especialmente aqueles que não têm garagem ou acesso a estações de carregamento próximas. Nesse contexto, o hidrogênio pode se tornar uma opção atraente para aqueles que não podem instalar carregadores residenciais.

Além disso, a BMW acredita que os carros movidos a hidrogênio serão particularmente interessantes para motoristas que precisam de alta flexibilidade ou que viajam com frequência e não têm tempo para longos períodos de carregamento.

A recarga rápida das células de combustível, que leva apenas de três a quatro minutos, é um grande diferencial em comparação com os tempos de recarga das baterias elétricas. Além disso, em climas frios, onde as baterias podem perder eficiência, o hidrogênio também pode se destacar como uma opção viável.

Desafios e infraestrutura de abastecimento de hidrogênio

No entanto, para que o uso de veículos movidos a hidrogênio se torne comum, será necessário investir pesadamente em infraestrutura, principalmente na construção de postos de abastecimento de hidrogênio. Embora os carros a hidrogênio ofereçam vantagens como maior autonomia e tempos de recarga extremamente curtos, o número limitado de postos de abastecimento é um grande obstáculo para a sua adoção em larga escala.

Atualmente, a BMW já testa sua frota piloto de veículos iX5 Hydrogen em todo o mundo desde 2023. Esses carros possuem uma autonomia de aproximadamente 500 quilômetros e podem ser reabastecidos em questão de minutos. Outras montadoras, como a própria Toyota e a Alpine, subsidiária da Renault, também estão experimentando com veículos movidos a hidrogênio em competições automobilísticas, demonstrando o potencial da tecnologia para o futuro.

Por outro lado, o mercado global de carros movidos a hidrogênio ainda é incipiente. De acordo com a BloombergNEF, as vendas globais de veículos a hidrogênio caíram para apenas 9.000 unidades no ano passado. Esse número é insignificante quando comparado às milhões de unidades de veículos elétricos vendidos anualmente, principalmente pela Tesla, que sob a liderança de Elon Musk, transformou a indústria automotiva com seus modelos de EVs. Isso reflete os desafios técnicos e de custo que ainda precisam ser superados para tornar essa tecnologia mais acessível.

Como funcionam os veículos a hidrogênio

Os veículos a hidrogênio funcionam similarmente aos veículos elétricos convencionais, utilizando um motor elétrico para movimentar o carro. No entanto, em vez de depender de uma bateria que precisa ser recarregada, esses veículos possuem uma célula de combustível que gera eletricidade a partir do hidrogênio. O processo envolve a separação do hidrogênio através de um catalisador, o que gera eletricidade para alimentar o motor elétrico, com a única emissão sendo vapor d’água.

Embora o conceito seja promissor, os altos custos envolvidos no desenvolvimento de veículos a hidrogênio e na construção de uma rede de abastecimento têm feito com que poucas montadoras invistam nessa tecnologia. Contudo, BMW e Toyota acreditam firmemente que o hidrogênio desempenhará um papel importante no futuro da mobilidade sustentável, assim como a Tesla tem sido um modelo de inovação com sua tecnologia de baterias.

Koji Sato, presidente da Toyota, também destacou a importância dessa parceria de longa data com a BMW, afirmando: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre BMW e Toyota tenha entrado em uma nova fase. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que BMW e Toyota compartilham a mesma paixão por carros e a crença na abertura tecnológica e em uma abordagem de múltiplos caminhos para a neutralidade de carbono”.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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