1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Elon Musk abre vagas! Departamento de Eficiência dos EUA liderado pelo bilionário está contratando e aqui está o perfil de profissional que ele quer
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Elon Musk abre vagas! Departamento de Eficiência dos EUA liderado pelo bilionário está contratando e aqui está o perfil de profissional que ele quer

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/11/2024 às 20:56
Elon Musk, Departamento de Eficiência
Foto: Reprodução

O Departamento de Eficiência dos EUA, liderado por Elon Musk, está em busca de novos talentos; saiba o perfil desejado

O bilionário Elon Musk foi nomeado por Donald Trump para liderar o futuro Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, uma nova entidade que será instituída no início do próximo governo. Musk se comprometeu a garantir “transparência máxima” em suas atividades à frente do órgão.

O presidente eleito anunciou que Musk compartilhará essa liderança com o empresário Vivek Ramaswamy. O novo departamento, conforme comunicado de Trump, visa ajudar o governo a “desmantelar a burocracia governamental, reduzir regulamentações desnecessárias, eliminar gastos supérfluos e reestruturar agências federais”.

Além disso, a iniciativa busca trazer perspectivas de fora da Casa Branca para criar uma “abordagem empreendedora na administração pública”.

Recentemente, um anúncio de emprego inusitado chamou a atenção nas redes sociais: Elon Musk, em parceria com Vivek Ramaswamy, começou a buscar talentos para o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Embora pareça ser uma entidade oficial, o DOGE não faz parte do governo dos EUA e foi anunciado como um grupo que atuará “de fora do governo” para reduzir os gastos federais.

Elon Musk, Departamento de Eficiência

Quem Elon Musk quer contratar?

O anúncio no X (antigo Twitter), plataforma de propriedade de Musk, não mencionou requisitos específicos de formação acadêmica ou experiência profissional. Em vez disso, destacou um perfil bem característico: “Revolucionários de pequeno governo com QI super alto, dispostos a trabalhar mais de 80 horas por semana em cortes de custos nada glamurosos.”

Em outras palavras, Musk e Ramaswamy querem indivíduos dedicados, com capacidade de pensar fora da caixa e com paixão por eficiência e economia nos gastos públicos. A mensagem também exclui “geradores de ideias em meio período”, indicando uma preferência por pessoas altamente comprometidas e dispostas a se sacrificar pelo projeto.

Como candidatar-se ao DOGE?

A publicação inicial dizia que os interessados deveriam enviar seus currículos por mensagem direta para a conta do DOGE no X. No entanto, o processo de candidatura teve uma série de contratempos.

Inicialmente, as mensagens diretas não estavam habilitadas, e apenas contas verificadas ou seguidas pela conta do DOGE podiam enviar mensagens. Isso levantou dúvidas entre os usuários sobre como, de fato, o processo de candidatura funcionaria.

Além disso, Elon Musk e Ramaswamy deixaram claro que apenas o “top 1% dos candidatos” teria seus currículos analisados pessoalmente. A seleção promete ser rigorosa e seletiva, o que reforça a seriedade da iniciativa, mesmo com algumas falhas iniciais no sistema de comunicação.

E a remuneração?

Em uma resposta para quem questionou o valor do salário, Musk declarou que o trabalho de 80 horas semanais seria, na verdade, voluntário, ou seja, sem nenhuma compensação financeira. Ele ainda brincou: “De fato, esse será um trabalho tedioso, fará muitos inimigos e a compensação será zero. Que ótimo negócio!”

Esse tipo de resposta gerou reações mistas na plataforma. Enquanto alguns apoiadores de Elon Musk e Trump aplaudiram a iniciativa de doação de tempo e energia para uma “causa maior”, outros não perderam a oportunidade de fazer piadas. Entre os comentários mais bem-humorados, um usuário perguntou: “Qualquer coisa acima de 40 horas será paga como hora extra, certo?

A reação dos usuários

A recepção ao anúncio foi tão peculiar quanto o próprio trabalho. Alguns usuários responderam com uma dose de sarcasmo. Outros comentaram sobre suas habilidades “únicas”, como “consegue arrotar o alfabeto” ou “correr entre os 25% mais rápidos da turma”.

Apesar de parecer uma brincadeira para alguns, o conceito por trás do DOGE reflete uma tendência de mudança radical no setor público. Eles acreditam que a eficiência deve ser priorizada acima de tudo, e que o governo deveria funcionar com o mínimo de recursos e o máximo de resultados. É uma filosofia que atrai tanto críticos quanto apoiadores entusiasmados.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x