1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ele superou Fusca, Gol e Uno: o carro popular mais vendido do mundo já ultrapassou 34 milhões de unidades e segue firme após 50 anos no Brasil
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

Ele superou Fusca, Gol e Uno: o carro popular mais vendido do mundo já ultrapassou 34 milhões de unidades e segue firme após 50 anos no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/06/2025 às 09:21
Ele superou Fusca, Gol e Uno: o carro popular mais vendido do mundo já ultrapassou 34 milhões de unidades e segue firme após 50 anos no Brasil
Foto: Canva + IA – carro mais vendido do mundo

Quando se fala em carro popular, muitos brasileiros pensam imediatamente em modelos como o Fusca, o Gol ou o Uno. Afinal, esses veículos marcaram época e dominaram as ruas do país por décadas. No entanto, poucos sabem que o título de carro popular mais vendido do mundo pertence a outro modelo — um hatch europeu que conquistou o planeta e que, em 2024, ultrapassou a impressionante marca de 34 milhões de unidades vendidas globalmente: o Volkswagen Golf é considerado o carro popular mais vendido do mundo.

Sim, é ele. Criado para substituir o icônico Fusca nos anos 1970, o Golf acabou traçando uma trajetória ainda mais bem-sucedida, com presença consolidada em mais de 150 países e um legado que se estende por oito gerações, sempre combinando desempenho, economia e design moderno.

O Golf é, oficialmente, o carro popular mais vendido da história da indústria automobilística. A marca de 34 milhões de unidades foi confirmada em 2024 por meio de dados divulgados pela própria Volkswagen, colocando o modelo à frente de rivais de peso como:

Dia
Xaomi 14T Pro tá um absurdo de potente e barato! Corre na Shopee e garanta o seu agora!
Ícone de Episódios Comprar

O mais curioso é que, mesmo sendo um veículo associado ao público europeu, o Golf ganhou destaque no Brasil e ainda hoje mantém um forte grupo de entusiastas e colecionadores — principalmente das gerações GTI.

Lançado para substituir o Fusca, o Golf virou um fenômeno global

O Volkswagen Golf foi lançado em 1974 com a missão nada modesta de substituir o lendário Fusca, que já dava sinais de envelhecimento técnico e estético. Ao contrário do motor traseiro refrigerado a ar do Fusca, o Golf trouxe um novo padrão: motor dianteiro, tração dianteira, linhas retas e comportamento dinâmico superior.

Reprodução/Reddit

Desde o início, o carro foi pensado para agradar tanto motoristas urbanos quanto os que buscavam versatilidade para viagens e uso familiar. Com essa proposta, a primeira geração do Golf rapidamente caiu no gosto do público europeu — e logo se espalhou para outros continentes.

Um dos grandes segredos do sucesso do Golf foi sua capacidade de se adaptar a diversos perfis de consumo, sem perder a identidade. A versão mais emblemática da linha, sem dúvida, é o Golf GTI, lançado também em 1976. O modelo unia o apelo de um carro esportivo com o preço e a manutenção de um carro popular.

Isso fez com que o GTI virasse referência global no segmento dos hatchbacks esportivos, ajudando a solidificar a imagem do Golf como um veículo confiável, divertido de dirigir e ao mesmo tempo acessível.

Mesmo as versões de entrada do Golf sempre apresentaram bons resultados em consumo, segurança e desempenho, consolidando sua fama de carro popular completo.

Mais de 50 anos no Brasil: uma relação de altos e baixos

No Brasil, o Golf desembarcou oficialmente nos anos 1990, importado da Europa. Mas foi a partir do início dos anos 2000 que o modelo passou a ser fabricado em solo nacional, na planta de São José dos Pinhais (PR). A geração nacionalizada fez enorme sucesso, especialmente na versão GTI com motor 1.8 turbo.

Ao longo das décadas seguintes, o Golf teve momentos de grande popularidade no país, sempre visto como uma opção premium entre os carros populares. No entanto, a chegada de SUVs compactos, como o T-Cross, e a estratégia global da Volkswagen de priorizar elétricos e SUVs, fez com que o modelo deixasse de ser produzido no Brasil.

Ainda assim, unidades seminovas das gerações 4,5, 7 e até importadas da geração 8 são muito procuradas por apaixonados por hatchbacks robustos e bem equipados.

Golf supera Fusca, Gol e Uno em vendas globais

Para muitos, a ideia de que o Golf teria vendido mais que o Fusca, que dominou o Brasil por décadas, pode parecer surpreendente. Mas os números não mentem:

  • Volkswagen Golf: +34 milhões de unidades
  • Toyota Corolla: +50 milhões (mas com mudanças profundas no estilo e plataformas ao longo dos anos)
  • Volkswagen Fusca: 21,5 milhões
  • VW Gol (Brasil): cerca de 8,5 milhões
  • Fiat Uno: cerca de 10 milhões (somando versões antigas e novas)

Vale lembrar que o Golf manteve uma identidade visual e estrutural consistente, com plataforma MQB nas gerações mais recentes, enquanto outros concorrentes passaram por transformações drásticas ao longo do tempo.

Por isso, muitos especialistas o consideram o verdadeiro campeão entre os carros que mantêm o espírito original do projeto, mesmo após décadas de evolução.

As oito gerações do Golf: evolução constante

Um dos fatores que ajudaram o Golf a se manter no topo por tantos anos é a sua capacidade de se atualizar sem perder essência. Veja um resumo das oito gerações:

1ª Geração (1974–1983)

A pioneira. Trouxe motor dianteiro, tração dianteira e deu início à linha GTI.

2ª Geração (1983–1991)

Maior e mais segura, com versões diesel e tração integral.

3ª Geração (1991–1997)

Inovação em segurança: airbags, freios ABS e controle de tração.

4ª Geração (1997–2003)

Popular no Brasil. Marcou o início do GTI com motor turbo.

5ª Geração (2003–2008)

Design mais fluido, nova plataforma e melhor desempenho.

6ª Geração (2008–2012)

Refinamento no acabamento e equipamentos de série.

7ª Geração (2012–2019)

Construído sobre a plataforma MQB. Grande sucesso global.

8ª Geração (2019–atualmente)

Design mais digital, cockpit 100% virtual e versões híbridas plug-in na Europa.

Por que o Golf é considerado o carro mais equilibrado da história?

Ao longo de suas oito gerações, o Golf sempre foi referência em:

  • Confiabilidade mecânica
  • Consumo equilibrado
  • Segurança ativa e passiva
  • Dirigibilidade superior
  • Qualidade de construção

Além disso, o modelo consegue dialogar com públicos diversos: é carro para jovens, adultos, famílias pequenas, pessoas com perfil esportivo e até executivos que querem discrição e sofisticação.

Esse equilíbrio entre desempenho, praticidade e custo é o que consagrou o Golf como o carro popular mais vendido do mundo.

E o futuro do Golf? Versões híbridas e elétricas à vista

Embora o foco da Volkswagen atualmente esteja na linha ID de veículos elétricos, o Golf ainda tem vida longa. A oitava geração já conta com versões híbridas plug-in (eHybrid e GTE) na Europa, e a marca confirmou que o Golf de 9ª geração será 100% elétrico — mas mantendo o nome e a proposta original.

Ou seja, mesmo diante da eletrificação do setor automotivo, o Golf seguirá como um dos carros mais relevantes da marca, agora repaginado para os desafios do século XXI.

Superar Fusca, Gol e Uno em vendas não é pouca coisa. O Volkswagen Golf alcançou esse feito combinando o que todo mundo espera de um carro: economia, desempenho, confiabilidade e conforto. E mesmo sendo rotulado como um carro europeu, conseguiu fincar raízes no Brasil, onde é reverenciado por sua história, especialmente nas versões GTI.

Por tudo isso, o Golf é — com méritos — o verdadeiro carro popular mais vendido do mundo. E tudo indica que ainda vamos ouvir falar muito dele nos próximos anos, agora em sua versão elétrica.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x