Buscando expandir suas atividades na geração de energia solar, a EDP Brasil, anunciou a construção da sua primeira usina solar no Rio Grande do Norte, nas cidades de Pedro Avelino, Jandaíra e Lajes
A EDP Brasil anunciou nesta segunda-feira (25), que está aplicando novos investimentos para o desenvolvimento de sua primeira usina solar. O projeto recebeu o nome de, Monte Verde Solar, e será desenvolvido ao lado da EDP Renováveis, no Rio grande do Norte. A usina solar terá capacidade 209 MW de potência e ficará localizada nas cidades de Pedro Avelino, Jandaíra e Lajes. De acordo com a EDP, em comunicado ao mercado, o projeto já está outorgado tem previsão para iniciar suas operações em 2024.
Leia outras noticías relacionadas
Usina solar da EDP no Rio Grande do Norte, terá capacidade de 1 GW até 2025
De acordo com o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, com novo investimento no ramo de energia renovável, a EDP avança com sua meta, que foi anunciada no Plano Estratégico 2021-2025, de expandir a área de seu parque de energia solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. O CEO afirma que é um passo essencial na proposta da empresa de substituir a geração hidrelétrica pela usina solar.
O empreendimento, além de outorgado, está com garantia de conexão ao sistema de transmissão. A usina solar no Rio Grande do Norte também conta com um Power Purchase agreement de 15 anos com a EDP comercializadora, que já alocou a energia em contratos com a mesma duração.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Até 2025, a empresa planeja alcançar a marca de 1 GW em capacidade instalada na geração através da luz solar. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da companhia nessa fonte chega a 310 MW.
Mercado de energia solar no Rio Grande do Norte
A energia solar fotovoltaica, com um acréscimo de 175% no ano de 2019 de acordo com a Aneel, se configura como um dos maiores investimentos no Rio Grande do Norte, que a alcança a marca de 61 MW de potência instalada.
O estado é conhecido como um dos que contam com uma maior irradiação solar, por estar mais próximo à linha do equador. O Rio Grande do Norte conta com níveis de irradiação que atingem 18 Mj/m² anuais.
Até 2019, as usinas solares no Rio Grande do Norte chegavam a 1.986 divididos em instalações comerciais, residenciais, rurais e até mesmo em serviços públicos.
Conheça a EDP Brasil
A EDP Brasil é uma holding nacional do setor de energia. A empresa conta com investimentos no setor de energia, distribuição, ativos de geração, transmissão e comercialização em 11 estados. São eles: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Maranhão, Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, Ceará e Santa Catarina.
No quesito de distribuição, a empresa controla integralmente a EDP São Paulo, que atua em 28 cidades e a EDP Espírito Santo, que atende 70 dos 78 municípios totalizando mais de 3,5 milhões de clientes nos dois estados.
Já no setor de geração de energia, o grupo participa das seguintes geradoras: UHE São Manoel (MT/PA) UTE Pecém I (CE) UHE Peixe Angical (TO) UHE Santo Antônio do Jari (AP/PA) UHE Luís Eduardo Magalhães (TO) UHE Cachoeira Caldeirão (AP/PA) UHE Mascarenhas (ES)