Antes de tudo saiba que entre os destaques deste ano 2023, estão os leilões da Anac com a concessão de 15 aeroportos. Saiba que somente no ano passado foram movimentados mais de R $85 bilhões, com a negociação de mais de 84 ativos. Além disso, os destaques das operações que foram realizadas no ano passado (2022) foram a sétima rodada de leilões da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A agência ofertou a concessão de aproximadamente 15 aeroportos, entre eles o mais famoso, o de Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo. Aliás, a privatização da Companhia Rio-grandense de Saneamento, sendo a primeira do setor de saneamento.
De tal forma, segundo a Bolsa de Valores B3, os R $85 bilhões em processos licitatórios foram responsáveis pela concessão de aproximadamente 2,9 mil km de rodovias à iniciativa privada.
Já no setor da energia, esse dinheiro também ajudou em mais de R $19 bilhões em investimentos. Aliás, esse leilão também garantiu mais de 6 mil km de linhas de transmissão para energia elétrica e isso ajudou até mesmo com descontos de 58% que deveriam ser pagos pelos municípios que usam a iluminação pública. Contudo, vale ressaltar que também 34 municípios foram beneficiados com mais de R $8 bilhões em investimentos de saneamento básico.
- Mais de 160 países clamam na ONU por tratado para proibir “robôs assassinos” e frear os avanços da tecnologia
- Lei permite que produtor rural compre armas de fogo
- Banco Central vende dólar 113 vezes no governo Bolsonaro e apenas uma vez com Lula em meio à disparada da moeda
- Jeff Bezos conduz a série de TV mais cara da história, com um custo de R$ 2,4 BILHÕES por temporada!
Também é muito importante lembrar que duas linhas de metrô que transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia também foram beneficiados com esse valor. A novidade é que seis parques que recebem mais de 4 milhões de pessoas por ano também recebem uma quantia desse valor.
Desse modo, é super importante ressaltar que a B3 (Bolsa de Valores) também tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e até mesmo social do país, e ela está atuando a mais de 3 décadas.
O intuito é unir os investidores no setor privado aos projetos de infraestrutura. O superintendente de processos licenciatórios Guilherme Peixoto da B3 disse: “Buscamos oferecer qualidade técnica, isenção e transparência, ao lado de grandes parceiros e promover um ambiente de negócios qualificados”.
É importante também lembrar que no ano de 2022 o volume financeiro ficou abaixo do movimento de 2021, isso porque 102 ativos públicos foram alienados ou concedidos, onde geraram mais de R $90 bilhões de investimentos, e isso ajudou muito para o desenvolvimento econômico do país.