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E-commerce: Com soluções para toda a cadeia de suprimentos, busca por galpões de logística cresce no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/06/2022 às 21:26
Atualizado em 14/06/2022 às 03:39
Logística, suprimentos, e-commerce
Unidade da Log Commercial Properties/ Fonte: Site da Empresa LOG

Galpões de logística são procurados por empresas de e-commerce, uma vez que eles proporcionam resultados para toda a cadeia de suprimentos

Após registrar um aumento significativo ao longo dos últimos dois anos de pandemia, o e-commerce permanece sendo uma tendência no Brasil. Segundo dados da Neotrust, do mês de janeiro ao mês de março de 2022, o e-commerce teve uma alta de aproximadamente 12,59%, seguida de um aumento de 26,9% em 2021, aumentando o índice de procura por galpões de logística com soluções para cadeia de suprimentos (sistema de organizações de pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.)

Essa transformação nas práticas de aquisição dos brasileiros afeta de modo direto outra esfera fundamental para o suprimento da crescente demanda: os galpões de logística.

Uma verificação da SiiLA, empresa especialista em pesquisas de mercado, mostrou que 2021 teve a menor taxa média de vacância dos últimos sete anos, alcançando 10,19%.

Em algumas regiões do país, faltam galpões de logística para o e-commerce, dificultando o funcionamento da cadeia de suprimentos.

Galpões de logística são vistos como investimento por outras empresas

De acordo com o CEO da Log, empresa desenvolvedora de ativos logísticos greenfield e locadoras de galpões de logística de alto padrão, Sergio Fischer, a busca por galpões de logística de melhor qualidade não é feita somente por empresas que começaram suas operações de entrega atualmente, com essa nova onda de consumo e-commerce, mas também por empresas que já atuavam na área e começaram a considerar os galpões de logística, chamados de “classe A”, um investimento para o seu próprio negócio, visto que os galpões utilizam a cadeia de suprimentos.

“Muitas empresas saíram de galpões de qualidade inferior e migraram para nossos complexos, que oferecem serviços do tipo cadeia de suprimentos. Apesar de o valor por metro quadrado ser mais elevado, a eficiência conquistada, muitas vezes, faz com que seja necessário ocupar um espaço menor para atender às necessidades”, relata Sergio.

Vantagens dos galpões de logística “classe A”

A grande diferença de um galpão de logística classe A para os demais é a infraestrutura que o classe A oferece. Além dos galpões, que possuem pé-direito mais alto, pisos nivelados que aguentam mais toneladas de carga por metro quadrado, maior distância entre os pilares, dentre outros, os condomínios logísticos garantem ainda uma portaria blindada e armada, arranjos de sustentabilidade que diminuem os gastos energéticos e, também, proporcionam o funcionamento da cadeia de suprimentos.

Outras vantagens dos galpões e condomínios de logística para o e-commerce, são a presença de refeitórios, dormitórios e vestiários confortáveis para os contribuidores e os investimentos contínuos em modificações digitais, para otimizar e facilitar o trabalho.

Log

Com foco nesse tipo de mercado, a Log, fundada em 2008, se destaca como a única empresa especialista em condomínios logísticos, onde funciona a cadeia de suprimentos, listada na Bolsa de Valores brasileira.

A empresa apresentou 230 mil m² no ano de 2021 e deve alcançar recorde no ano de 2022, com somatório de 414 mil m² de novos galpões de logística para e-commerce entregues em todo o Brasil.

Um mercado de futuro

Segundo Fischer, as empresas têm procurado galpões de logística para o e-commerce mais próximos de lugares estratégicos para entrega e fazendo contratos mais longos, já visando o crescimento da empresa a longo prazo.

Com a exigência de uma entrega mais rápida, feita pelos clientes, as empresas fornecedoras dos galpões de logística para o e-commerce, que utilizam a cadeia de suprimentos, faz um mapeamento de levando em consideração as regiões com empresas mal instaladas para decidir onde irão investir.

Apesar de passar por períodos de crise, o setor do e-commerce está vivendo um bom momento e, por mais que as compras físicas tenham voltado a se expandir novamente, o CEO da Log desacredita numa possível baixa no setor dr compras online e também na cadeia de suprimentos. “O share do varejo online mais que dobrou em dois anos. O consumo, hoje, é diferente.  Temos estudos que mostram que o e-commerce vai mais que dobrar para 2025, chegando perto de 25%”, conclui.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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