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Ducati Hypermotard 698 é lançada com título de monocilíndrica mais potente do mundo, segundo dados oficiais da marca

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/05/2025 às 11:58
Ducati Hypermotard 698 é lançada com título de monocilíndrica mais potente do mundo, segundo dados oficiais da marca
Foto: Divulgação
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Ducati Hypermotard 698 chega ao Brasil: moto monocilíndrica mais potente do mundo possui apenas 100 unidades disponíveis para venda em 2025. Saiba tudo sobre o modelo italiano

A Ducati surpreendeu seus entusiastas em 2023 ao apresentar o Superquadro Mono, um motor totalmente novo que reforça o compromisso da marca italiana com a inovação e a performance extrema. Como o próprio nome sugere, trata-se de um propulsor monocilíndrico com configuração superquadrada, ou seja, com diâmetro do pistão maior do que o curso — uma característica que privilegia altas rotações e respostas rápidas, comuns em motores de competição. A estreia do Superquadro Mono aconteceu no final de 2023 com o lançamento da Ducati Hypermotard 698 Mono, uma moto de estilo supermoto que combina leveza, agilidade e altíssimo desempenho em uso urbano e pistas fechadas.

Mais de um ano após sua revelação internacional, a Ducati enfim confirmou a chegada do modelo ao mercado brasileiro, celebrando um novo capítulo na sua linha de produtos voltados a motociclistas que buscam uma experiência de pilotagem radical e purista.

Esse novo motor foi desenvolvido com base na experiência da Ducati em campeonatos como o WorldSBK, utilizando tecnologias derivadas da Panigale 1299, mas adaptadas para um bloco compacto e mais leve. O resultado foi um monocilíndrico de 659 cm³, capaz de entregar impressionantes 77,5 cavalos de potência a 9.750 rpm com escape esportivo e 63 cv com escape homologado, tornando-se o monocilíndrico mais potente já produzido em série no mundo.

Com esse lançamento, a Ducati entra com força em um segmento dominado até então por motos de menor desempenho, elevando o patamar das monocilíndricas esportivas e oferecendo ao público brasileiro um modelo com eletrônica avançada, incluindo controle de tração, quickshifter bidirecional, ABS com ajuste em curva e modos de pilotagem configuráveis — tecnologias geralmente restritas a motos de alta cilindrada.

Ducati Hypermotard 698 se destaca pelo design único

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Como todo veículo da marca, a Ducati Hypermotard 698 traz grande estilo e esportividade, com um design que chama bastante a atenção, ainda mais em sua versão RVE, que ganha destaque pelo seu grafismo único e pelo quickshifter bidirecional de série, que oferece trocas de marcha precisas tanto nas acelerações quanto na redução em curvas.

A má notícia é que o modelo chega por aqui com apenas 100 unidades e na configuração RVE, a mais completa oferecida globalmente. Mesmo que não seja uma moto para quem quer passar despercebido, o primeiro desafio vem antes mesmo de girar o acelerador: a altura do banco, com 90,4 cm do solo, é algo sério.

O assento é estreito, reto e alto, como de costume nas motos off-road, exigindo atenção daqueles mais baixos. Nas principais medidas, a moto monocilíndrica mais potente do mundo pesa 151 kg sem contar o combustível, sendo que 48,5% desse peso está sobre a roda dianteira. O tanque de combustível possui capacidade para 12 litros de gasolina e seu entre-eixos alcança os 1.443. O ângulo de cáster da roda dianteira é de 26,1°.

Moto da Ducati entrega até 84 cv de potência

A grande estrela é o propulsor Superquadro Mono, que tem como base no Superquadro da Panigale 1299 mantendo alguns detalhes como as válvulas de admissão de titânio e o formato da câmara de combustão, mas com apenas um cilindro. São 116 mm de diâmetro de cilindro por 62,4 mm de curso.

O motor da Ducati Hypermotard 698 entrega potência máxima de 77,5 cv com pico a 9.750 rpm e pode chegar a 10.250 rotações. Aqueles que optarem pelo escapamento Termignoni cobrado a parte, os números vão a 84 cv e 6,8 kgfm. A força é enviada a um câmbio mecânico de 6 marchas por meio de uma embreagem deslizante e com assistência hidráulica. A transmissão é feita por corrente. 

Para frear a moto monocilíndrica mais potente do mundo, a marca optou por usar disco na dianteira com 330 mm de diâmetro com pinça Brembo M4.32. O traseiro, também Brembo, tem 245 mm de diâmetro. 

Disponibilidade do veículo no mercado brasileiro

Na parte eletrônica, a moto conta com um painel com tela LCD de 3,8 polegadas, com fundo preto para alto contraste, sinalização de frenagem de emergência, bateria mais leve de íons de lítio, ABS com frenagem em curva, controle eletrônico de freio motor, controle de tração, controle de arrancada, controle de empinada, entre outros. São 4 modos de condução disponíveis, sendo eles Sport, Road, Urban e Wet.

A novidade da marca italiana já está disponível em todas as lojas da Ducati no Brasil à pronta entrega. Contudo, apenas 100 unidades serão vendidas em 2025.

Segundo Alexandre Ruiz, chefe de vendas e Marketing da marca no Brasil, ainda não foi totalmente descartada a ideia de se trazer mais um lote no próximo ano. O preço anunciado da moto monocilíndrica mais potente do mundo é de R$ 94.990.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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