1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias
Tempo de leitura 3 min de leitura

Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/08/2022 às 11:23
Atualizado em 06/01/2023 às 18:20
Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias
Foto: AIRBUS

A Airbus, grupo europeu do setor aeroespacial, desenvolveu um drone movido a energia solar que conseguiu quebrar vários recordes e, por pouco, não quebrou um recorde mundial de 1959.

Segundo informações do Exército dos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), um drone movido a energia solar caiu após voar por mais de dois meses. O equipamento, chamado de Zephy-8 produzido pelo grupo europeu Airbus, se deparou com eventos que levaram ao término inesperado da viagem sobre o deserto de Yuma, no Arizona, em 18 de agosto.

Drone movido a energia solar da Airbus quebrou diversos recordes 

O site Simple Fying, responsável por rastrear voos, afirmou que o aparelho da Airbus alcançou entre 45 mil a 50 mil pés e, de forma rápida, começou a cair aceleradamente. O drone movido a energia solar conta com mais de 25 metros de envergadura e 75 quilos e mais do que dobrou os recordes de voos não tripulados.

O veículo também esteve perto de superar o voo mais longo de todos os tempos. Em 1959, dois pilotos comandaram um Cessna 172 durante 64 dias, 22 horas e 19 minutos sobre um deserto do sudoeste dos Estados Unidos. O avião foi abastecido apenas duas vezes ao sobrevoar uma caminhonete em movimento que lhe disponibilizou combustível. O drone movido a energia solar voou quase todo o tempo na estratosfera para que sua capacidade de receber e transmitir dados fosse comprovada.

O aparelho foi pilotado por conexões de satélite, de acordo com informações da Airbus e do Exército. O drone movido a energia solar poderá um dia ser utilizado como estação devido sua capacidade de permanecer em altitudes elevadas por longos períodos e disponibilizar serviços de comunicação de banda larga a regiões remotas.

Empresa Britânica desenvolve drone movido a energia solar gigante

PHASA 35 DRONE MOVIDO POR ENERGIA SOLAR PODE TER AUTONOMIA POR MAIS DE UM ANO – Reprodução/Youtube

Uma empresa britânica testou no último ano seu modelo PHASA-35, um drone movido a energia solar de 35 metros e 150 kg. O modelo, que conseguiu voar por mais de um ano, foi patrocinado pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido e pelo Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido.

Os testes tiveram sucesso e aconteceram na Real Força Aérea Australiana (RAAF) Woomera Test Range no Sul da Austrália, com a ajuda do pessoal da RAAF na base com a equipe de testes. O drone movido a energia solar foi desenvolvido para voar na estratosfera, acima dos fenômenos climáticos e também do tráfego de aviões.

O Phasa- 35, pode atingir uma altura de aproximadamente 21,3 mil metros de altitude e também voar durante a noite com o uso de uma bateria que armazena energia de suas placas de energia solar durante o dia.

Conheça a Airbus

A Airbus é uma empresa líder em projeto, fabricação e fornecimento de produtos, serviços e soluções aeroespaciais para clientes em escala mundial. A empresa conta com mais de 125 mil colaboradores e atua como a maior empresa aeronáutica e espacial da Europa e líder mundial, a Airbus está na vanguarda da indústria da aviação. A companhia desenvolve as aeronaves comerciais mais tecnologias e captura consistentemente cerca de metade de todos os seus pedidos de aeronaves comerciais.

Devido à sua profunda compreensão das mudanças das demandas do mercado, inovação tecnológica e foco no cliente, a Airbus disponibiliza produtos que conectam pessoas e lugares através do ar e do espaço. Com experiência de mais de 5 décadas, a empresa realizou o primeiro voo do SA330 em 1965. Este foi o primeiro de uma longa série que foi construída em várias versões até os dias atuais.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos