A Airbus, grupo europeu do setor aeroespacial, desenvolveu um drone movido a energia solar que conseguiu quebrar vários recordes e, por pouco, não quebrou um recorde mundial de 1959.
Segundo informações do Exército dos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), um drone movido a energia solar caiu após voar por mais de dois meses. O equipamento, chamado de Zephy-8 produzido pelo grupo europeu Airbus, se deparou com eventos que levaram ao término inesperado da viagem sobre o deserto de Yuma, no Arizona, em 18 de agosto.
Drone movido a energia solar da Airbus quebrou diversos recordes
O site Simple Fying, responsável por rastrear voos, afirmou que o aparelho da Airbus alcançou entre 45 mil a 50 mil pés e, de forma rápida, começou a cair aceleradamente. O drone movido a energia solar conta com mais de 25 metros de envergadura e 75 quilos e mais do que dobrou os recordes de voos não tripulados.
O veículo também esteve perto de superar o voo mais longo de todos os tempos. Em 1959, dois pilotos comandaram um Cessna 172 durante 64 dias, 22 horas e 19 minutos sobre um deserto do sudoeste dos Estados Unidos. O avião foi abastecido apenas duas vezes ao sobrevoar uma caminhonete em movimento que lhe disponibilizou combustível. O drone movido a energia solar voou quase todo o tempo na estratosfera para que sua capacidade de receber e transmitir dados fosse comprovada.
-
A Antártida esconde o abismo terrestre mais profundo do planeta sob o Glaciar Denman, um cânion enterrado a 3.500 metros abaixo do nível do mar que só aparece por radar e revela uma geografia colossal invisível sob o gelo polar
-
Brasil recebe enxurrada de carros chineses eletrificados, mas a dúvida assusta donos e oficinas: quando baterias, módulos e peças começarem a falhar, mecânicos despreparados podem ficar para trás e motoristas podem enfrentar espera, custo alto e um novo gargalo na manutenção automotiva
-
Empresas admitem estar demitindo por esse motivo, mas pesquisa revela bastidor incômodo: 59% usam inteligência artificial para justificar cortes, enquanto só 9% dizem ter substituído funções totalmente e trabalhadores tentam entender o real risco
-
China conclui projeto offshore gigante com 400 MW de energia solar, hidrogênio verde e baterias no mar para tentar resolver o maior problema das renováveis: produzir energia limpa sem depender apenas do sol
O aparelho foi pilotado por conexões de satélite, de acordo com informações da Airbus e do Exército. O drone movido a energia solar poderá um dia ser utilizado como estação devido sua capacidade de permanecer em altitudes elevadas por longos períodos e disponibilizar serviços de comunicação de banda larga a regiões remotas.
Empresa Britânica desenvolve drone movido a energia solar gigante
Uma empresa britânica testou no último ano seu modelo PHASA-35, um drone movido a energia solar de 35 metros e 150 kg. O modelo, que conseguiu voar por mais de um ano, foi patrocinado pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido e pelo Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido.
Os testes tiveram sucesso e aconteceram na Real Força Aérea Australiana (RAAF) Woomera Test Range no Sul da Austrália, com a ajuda do pessoal da RAAF na base com a equipe de testes. O drone movido a energia solar foi desenvolvido para voar na estratosfera, acima dos fenômenos climáticos e também do tráfego de aviões.
O Phasa- 35, pode atingir uma altura de aproximadamente 21,3 mil metros de altitude e também voar durante a noite com o uso de uma bateria que armazena energia de suas placas de energia solar durante o dia.
Conheça a Airbus
A Airbus é uma empresa líder em projeto, fabricação e fornecimento de produtos, serviços e soluções aeroespaciais para clientes em escala mundial. A empresa conta com mais de 125 mil colaboradores e atua como a maior empresa aeronáutica e espacial da Europa e líder mundial, a Airbus está na vanguarda da indústria da aviação. A companhia desenvolve as aeronaves comerciais mais tecnologias e captura consistentemente cerca de metade de todos os seus pedidos de aeronaves comerciais.
Devido à sua profunda compreensão das mudanças das demandas do mercado, inovação tecnológica e foco no cliente, a Airbus disponibiliza produtos que conectam pessoas e lugares através do ar e do espaço. Com experiência de mais de 5 décadas, a empresa realizou o primeiro voo do SA330 em 1965. Este foi o primeiro de uma longa série que foi construída em várias versões até os dias atuais.
Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!


Seja o primeiro a reagir!