MENU
Menu
Início Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias

Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias

26 de agosto de 2022 às 11:23
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Drone movido a energia solar desenvolvido pela Airbus consegue voar por 64 dias
Foto: AIRBUS

A Airbus, grupo europeu do setor aeroespacial, desenvolveu um drone movido a energia solar que conseguiu quebrar vários recordes e, por pouco, não quebrou um recorde mundial de 1959.

Segundo informações do Exército dos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), um drone movido a energia solar caiu após voar por mais de dois meses. O equipamento, chamado de Zephy-8 produzido pelo grupo europeu Airbus, se deparou com eventos que levaram ao término inesperado da viagem sobre o deserto de Yuma, no Arizona, em 18 de agosto.

Drone movido a energia solar da Airbus quebrou diversos recordes 

O site Simple Fying, responsável por rastrear voos, afirmou que o aparelho da Airbus alcançou entre 45 mil a 50 mil pés e, de forma rápida, começou a cair aceleradamente. O drone movido a energia solar conta com mais de 25 metros de envergadura e 75 quilos e mais do que dobrou os recordes de voos não tripulados.

Artigos recomendados

O veículo também esteve perto de superar o voo mais longo de todos os tempos. Em 1959, dois pilotos comandaram um Cessna 172 durante 64 dias, 22 horas e 19 minutos sobre um deserto do sudoeste dos Estados Unidos. O avião foi abastecido apenas duas vezes ao sobrevoar uma caminhonete em movimento que lhe disponibilizou combustível. O drone movido a energia solar voou quase todo o tempo na estratosfera para que sua capacidade de receber e transmitir dados fosse comprovada.

O aparelho foi pilotado por conexões de satélite, de acordo com informações da Airbus e do Exército. O drone movido a energia solar poderá um dia ser utilizado como estação devido sua capacidade de permanecer em altitudes elevadas por longos períodos e disponibilizar serviços de comunicação de banda larga a regiões remotas.

Empresa Britânica desenvolve drone movido a energia solar gigante

PHASA 35 DRONE MOVIDO POR ENERGIA SOLAR PODE TER AUTONOMIA POR MAIS DE UM ANO – Reprodução/Youtube

Uma empresa britânica testou no último ano seu modelo PHASA-35, um drone movido a energia solar de 35 metros e 150 kg. O modelo, que conseguiu voar por mais de um ano, foi patrocinado pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido e pelo Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido.

Os testes tiveram sucesso e aconteceram na Real Força Aérea Australiana (RAAF) Woomera Test Range no Sul da Austrália, com a ajuda do pessoal da RAAF na base com a equipe de testes. O drone movido a energia solar foi desenvolvido para voar na estratosfera, acima dos fenômenos climáticos e também do tráfego de aviões.

O Phasa- 35, pode atingir uma altura de aproximadamente 21,3 mil metros de altitude e também voar durante a noite com o uso de uma bateria que armazena energia de suas placas de energia solar durante o dia.

Conheça a Airbus

A Airbus é uma empresa líder em projeto, fabricação e fornecimento de produtos, serviços e soluções aeroespaciais para clientes em escala mundial. A empresa conta com mais de 125 mil colaboradores e atua como a maior empresa aeronáutica e espacial da Europa e líder mundial, a Airbus está na vanguarda da indústria da aviação. A companhia desenvolve as aeronaves comerciais mais tecnologias e captura consistentemente cerca de metade de todos os seus pedidos de aeronaves comerciais.

Devido à sua profunda compreensão das mudanças das demandas do mercado, inovação tecnológica e foco no cliente, a Airbus disponibiliza produtos que conectam pessoas e lugares através do ar e do espaço. Com experiência de mais de 5 décadas, a empresa realizou o primeiro voo do SA330 em 1965. Este foi o primeiro de uma longa série que foi construída em várias versões até os dias atuais.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR