Projeto de parceria público-privada busca modernizar a infraestrutura local e permitir operações com navios de maior porte
Em 21 de janeiro de 2025, o site Portos e Navios noticiou que o governo de Santa Catarina, em conjunto com os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, desenvolve um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a realização da dragagem da Baía da Babitonga.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade portuária da região, além de contribuir para a melhoria da logística e o fortalecimento do comércio exterior catarinense.
Intervenção busca adequar calado para atender navios maiores
Segundo Rogério Marin, CEO da Tek Trade, a dragagem vai, dessa forma, permitir a atracação de embarcações com maior porte. Com isso, os terminais locais tendem a se tornar mais competitivos.
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Com o aumento da profundidade, os portos poderão, assim, receber navios com maior calado. Dessa forma, amplia-se o potencial logístico e, além disso, a região passa a ocupar uma posição de destaque em relação a outros complexos portuários do Sul e Sudeste do país.
Além disso, a obra pode melhorar a segurança da navegação e reduzir o tempo das manobras, fatores que impactam diretamente na eficiência das operações.
O projeto inclui estudos ambientais obrigatórios, essenciais para garantir que a dragagem seja feita com responsabilidade e respeito à biodiversidade da Baía da Babitonga.
A área é uma das mais importantes zonas estuarinas de todo o estado de Santa Catarina.
Modelo de PPP pretende viabilizar investimentos e atrair novos negócios
A adoção da Parceria Público-Privada permite que investimentos sejam realizados com mais agilidade. Além disso, recursos privados complementam os esforços do setor público.
Com a modernização da infraestrutura, a região pode atrair mais empresas que dependem da logística portuária, como operadores logísticos, centros de distribuição e indústrias.
O projeto também se alinha à estratégia estadual de fortalecer a integração entre modais logísticos, como portos, rodovias e ferrovias. Além disso, busca ampliar a conectividade da Baía da Babitonga com outras regiões do Brasil e do exterior.
A expectativa é que, com a conclusão da dragagem, os portos de São Francisco do Sul e Itapoá atraiam novas linhas de navegação. Além disso, a medida deve melhorar o fluxo de cargas e, consequentemente, contribuir para a economia local.