Dívida rural aumenta em 2026, com inadimplência de 9,7% entre pessoas físicas e R$ 204,9 bilhões em operações problemáticas no sistema financeiro.
A dívida ligada ao crédito rural entrou em uma fase mais delicada em 2026. Entre pessoas físicas que utilizam recursos direcionados para financiar a atividade no campo, a parcela inadimplente alcançou 9,7% em agosto, o maior nível da série analisada. Três anos antes, no mesmo mês de 2023, esse percentual era de apenas 1%, segundo dados atualizados do Banco Central.
O avanço ocorre justamente quando produtores precisam conciliar obrigações antigas com a busca por dinheiro para custear a safra 2026/27. Insumos, investimentos e despesas de produção continuam dependendo do crédito, enquanto uma fatia crescente dos contratos anteriores já precisou ser modificada ou apresenta dificuldades de pagamento.
Renegociações já superam R$ 100 bilhões
A maior parte das operações classificadas como problemáticas não corresponde a parcelas simplesmente abandonadas.
-
Exportação de soja deve chegar a 6,18 milhões de toneladas em outubro, projeta Anec
-
Inflação dos alimentos preocupa para 2027 e projeção fica acima da inflação geral, mostra Focus
-
Brasil obtém novas autorizações para exportar quatro produtos agropecuários
-
Brasil celebra o Dia Mundial do Algodão como maior exportador global e terceiro maior produtor da fibra
O maior volume está nos contratos que tiveram suas condições renegociadas. Em agosto, esse grupo somava R$ 105,1 bilhões, sinal de que uma parcela relevante da carteira precisou passar por alguma mudança em relação ao acordo financeiro originalmente firmado.
Outras situações aparecem com valores menores:
- operações inadimplentes: R$ 48,6 bilhões;
- contratos com prazo prorrogado: R$ 30,5 bilhões;
- parcelas que estavam em atraso: R$ 20,6 bilhões;
- renegociações: R$ 105,1 bilhões.
Essa composição é importante porque impede uma interpretação equivocada dos números. Nem todo contrato incluído no indicador representa dinheiro definitivamente perdido pelas instituições financeiras.
Quase um quarto da carteira rural apresenta algum problema
Quando renegociações, atrasos, inadimplência e prorrogações são consideradas em conjunto, o estoque chega a R$ 204,9 bilhões.
A carteira total de crédito rural existente no sistema financeiro alcançava R$ 861,2 bilhões no mesmo período. Assim, praticamente 24% desse volume estava enquadrado em alguma situação considerada problemática.
Já a inadimplência propriamente dita representava cerca de 5% da carteira.
São, portanto, dois indicadores diferentes. Os R$ 48,6 bilhões mostram as operações classificadas especificamente como inadimplentes, enquanto o montante de R$ 204,9 bilhões abrange contratos que enfrentaram algum tipo de dificuldade ou reestruturação.
Agosto retomou movimento de alta observado durante o ano
O aumento desse estoque não apareceu apenas no último levantamento.
Ao longo de 2026, o volume problemático avançou em maio, julho e agosto. Junho interrompeu temporariamente essa trajetória, sendo o único desses quatro meses a apresentar redução.
Esse comportamento acrescenta atenção ao início de uma nova temporada agrícola, porque parte dos produtores precisa reorganizar compromissos anteriores antes de assumir novos financiamentos.
No caso das pessoas físicas, o salto da inadimplência de 1% para 9,7% entre agosto de 2023 e agosto de 2026 mostra que a dificuldade para honrar os contratos ganhou dimensão muito maior nesse intervalo.
Crédito continua necessário mesmo com avanço da dívida
A deterioração da carteira não elimina a necessidade de financiamento no campo.
Os recursos do crédito rural continuam sendo utilizados para compra de insumos, custeio das lavouras, comercialização da produção e novos investimentos. Por isso, o produtor pode chegar à safra seguinte tendo de lidar simultaneamente com contratos antigos e novas necessidades financeiras.
Nos recursos direcionados considerados pelo Banco Central, entram valores originados das exigências mínimas de aplicação dos depósitos à vista e também da poupança rural.
A evolução dos próximos meses deverá mostrar se o aumento registrado até agosto continuará ganhando força ou se ficará concentrado em determinados segmentos do agronegócio.
