1. Início
  2. / Economia
  3. / Distribuidoras da Neoenergia iniciam Plano Verão, revisando e modernizando linhas de distribuição
Tempo de leitura 4 min de leitura

Distribuidoras da Neoenergia iniciam Plano Verão, revisando e modernizando linhas de distribuição

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 14/12/2021 às 23:27
distribuidoras neoenergia

As distribuidoras da Neoenergia estão aprimorando a distribuição para melhorar e automatizar o atendimento nessa época, quando o consumo aumenta

Por meio de suas distribuidoras, a Neoenergia está se preparando para continuar a oferecer um serviço de qualidade durante o verão, com o Plano Verão. Dando enfoque especial em grandes polos turísticos, especialmente no nordeste, que costumam ter um aumento de consumo de energia de cerca de 66% nesta época do ano, graças a um fluxo de turistas e alta temperatura, a Neoenergia vem verificando e atualizando as linhas de distribuição de energia.

 O objetivo desta revisão é que a energia chegue até esses lugares com tranquilidade e qualidade, sem grandes perdas no meio do caminho para que as cidades turísticas não tenham apagões ou problemas relacionados. Ao todo já foram inspecionados mais de 38.000 km de redes, equivalente a mais de cinco vezes a distância entre São Paulo e Nova York.

A revisão e atualização ocorrem nas distribuidoras Coelba na Bahia, Neoenergia em Pernambuco, Neoenergia Cosern no Rio Grande do Norte, Neoenergia Elektro São Paulo e Mato Grosso do Sul, Neoenergia Brasília, Distrito Federal.

Serão contemplados 76 municípios, com destaque para pontos turísticos como Porto Seguro e  Morro de São Paulo na Bahia e Fernando de Noronha e Porto de Galinhas em Pernambuco. 

Atuamos para fornecer energia com qualidade a todos os nossos clientes e, para isso, preparamos o Plano Verão de forma estratégica, garantindo o suprimento de energia com qualidade também nas regiões litorâneas, que têm mais movimentação de turistas nesse período. Reforçamos as nossas ações com inspeções, instalação de equipamentos mais modernos, logística diferenciada de equipes de campo e incremento de especialistas nos centros de operações das distribuidoras e nas centrais de atendimento”, explica Jader Carneiro, superintendente de Redes e Subestações da Neoenergia.

“As atividades de manutenção de redes avaliam as condições das estruturas e da vegetação próxima a rede, garantindo que não tenhamos desligamentos indevidos no sistema”. Ele continua.

Como é feita essa vistoria? O que está sendo trocado pelas distribuidoras da Neoergia?

Para fazer essa vistoria é utilizada a tecnologia de câmeras de termovisão, que verifica a temperatura dos cabos, conexões e transformadores da rede elétrica, além de outras formas de verificar a integridade da rede.

Além das manutenções, também estão sendo feitas atualizações e modificações em todos os aspectos possíveis da rede, incluindo os sistemas de subtransmissão onde já foram verificados mais 12 mil quilômetros de linhas e cerca de 800 equipamentos de subestações.

Além de todas essas manutenções estão sendo instalados também religadores e mecanismos de self healing. Isso torna quase nula a possibilidade de um apagão de longo prazo.

A tecnologia utilizada nos disjuntores isola a área atingida pela falta de energia a maioria dos consumidores que enfrentam a falta de energia decorrida desse problema tem sua energia de volta em cerca de 60 Segundos.

Para tornar tudo ainda mais interessante, há operações integradas que conseguem identificar o local da falha e agilizar o trabalho de manutenção. Então, isto torna a causa indispensável.

distribuidoras Neoenergia
A Neoenergia desempenha um papel importante na sociedade Brasileira ao oferecer energia elétrica de forma responsável e correta, prezando sempre pelo sucesso dos seus clientes

Outra prioridade desse plano verão envolve especialmente a energia para as fornecedoras de água e a lavagem dos isoladores, para diminuir a salinidade que ameaça a segurança dessas estruturas.

Além disso, existem esquemas de Emergência com eletricistas de plantão, para momentos críticos, como as festas de fim de ano. Todas as cinco distribuidoras possuem esquemas diferenciados com funcionários para esses momentos de alta demanda.

A incerteza do carnaval e restrições podem ser problemas para o turismo de verão no Brasil

Com o fantasma da variante Ômicron assombrando a retomada da economia e a incerteza sobre a realização do carnaval, o mercado de turismo ainda pode enfrentar dificuldades e problemas em 2022.

Alguns estados não confirmaram festas de carnaval e nem eventos de grande concentração, e existe ainda a exigência de passaporte vacinal para entrada no país, o que pode gerar uma possível queda nos negócios.

Mesmo que os resultados do turismo e o consumo de energia não aumentem tanto assim, o trabalho feito pela Neoenergia ainda vai se refletir em mais economia e qualidade para os usuários das regiões afetadas.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos