Até que o diesel chegue ao consumidor final o caminho é longo. O petróleo tem que ser transportado do local de produção até um terminal de armazenamento. Esse trajeto pode ter de centenas a milhares de quilômetros. Depois ele será bombeado por oleodutos até uma refinaria, que é onde uma parcela do petróleo vira diesel. O diesel refinado é bombeado posteriormente para uma distribuidora de combustível. É na distribuidora que ocorre a mistura de diesel com 10% de biodiesel, além da adição de outros aditivos que melhoram o desempenho do combustível. Caminhões-tanque levam finalmente o diesel até o posto de revenda, onde o consumidor poderá reabastecer o seu veículo. Observe, a seguir, como os custos se distribuem ao longo desta cadeia. Para fins de análise foram adotados os preços médios observados entre 17 e 23 de março de 2019.
1- PETRÓLEO: a cotação do barril de petróleo árabe, uma das principais referências do setor, no período analisado foi de US$ 60 em média. Como usamos majoritariamente petróleo nacional e ele é produzido na costa do RJ e SP, temos um desconto de aproximadamente US$ 5 por barril no frete, então o óleo chegou nos terminais brasileiros a US$ 55. Com uma taxa de câmbio de 3,9 dólares por real, o barril nos custou R$ 214,5. Um barril tem 159 litros de óleo, de modo que cada litro de petróleo custou R$ 1,35.
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2- ARMAZENAMENTO E TRANSFERÊNCIA: transferir petróleo de um navio para um terminal de armazenamento e escoar ele até uma refinaria tem um custo. Estima-se que este custo seja de R$ 0,05/litro de óleo.
3- REFINO: o petróleo chegou na refinaria a R$ 1,40 o litro. Os custos de refino foram de R$ 0,06, totalizando R$ 1,46 ao refinador. Após o refino, 900 mL do diesel A foi vendido aos distribuidores por R$ 1,93, em média. (LUCRO BRUTO REFINADOR: R$ 0,47)
4- DISTRIBUIDOR: o distribuidor recebeu os 900 mL de diesel A (R$1,93) e misturou com 100 mL de biodiesel (R$ 0,25), além de acrescentar seus aditivos. Sobre o litro de diesel incide R$ 0,316 de CIDE/PIS/COFINS (impostos e contribuições federais) e R$ 0,58 de ICMS (imposto estadual). O custo total ao distribuidor é de R$ 3,07. Ele revendeu ao posto de combustível a R$ 3,18. (LUCRO BRUTO DISTRIBUIDOR R$ 0,11)
5- POSTO DE COMBUSTÍVEL: o revendedor final recebeu o diesel da distribuidora a R$ 3,18 e o revendeu a R$ 3,54. (LUCRO BRUTO POSTO: R$ 0,36).
Um resumo do que foi descrito é apresentado na figura abaixo.
Vale lembrar que os valores acima descritos são uma média dos preços aplicados no Brasil, podendo variar de um Estado para outro.
Marcelo Gauto – Químico Industrial – Especialista em Petróleo, Gás e Energia
FONTES CONSULTADAS
ADVFN. Petróleo. Disponível em: <https://br.advfn.com/commodities/petroleo.html>. Acessado em Março de 2019.
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Sistema de levantamento de preços. Disponível em: < https://preco.anp.gov.br/include/Resumo_Semanal_Combustiveis.asp>. Acessado em Março de 2019.
FECOMBUSTÍVEIS. Tributação. Disponível em: <http://www.fecombustiveis.org.br/revendedor/tributacao/>. Acessado em Março de 2019.
PETROBRAS. Diesel, composição de preços ao consumidor. Disponível em: < http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/composicao-de-precos-de-venda-ao-consumidor/diesel/>. Acessado em Março de 2019.
PETROBRAS. Preços e Custos – custos de refino. Disponível em: <http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/destaques-operacionais/precos-e-custos>. Acessado em Março de 2019.