Conheça a locomotiva que está mudando o transporte ferroviário: 10.000 toneladas movidas a hidrogênio na China com eficiência e rapidez
A primeira locomotiva de manobras de alta potência movida a hidrogênio da China completou com sucesso um teste de carga de 10.000 toneladas.
Desenvolvida em conjunto pela CRRC Zhuzhou Locomotive Co., Ltd. e o National Energy Group, essa conquista foi realizada na estação SiDaoLiu da linha ferroviária Xinshuo, demonstrando mais uma vez o compromisso da China com a inovação sustentável.
China avança na inovação verde com a primeira locomotiva de H2 de alta potência
A locomotiva, que usa hidrogênio como sua principal fonte de energia, realizou uma operação de arrasto constante de 105 vagões do tipo C80 ao longo de 2 km, estabelecendo um precedente na aplicação comercial de tecnologias de energia verde no setor ferroviário de cargas pesadas. Este feito não apenas representa um avanço tecnológico significativo, mas também sublinha a direção para uma economia de baixa emissão de carbono.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A inovação por trás desta locomotiva de manobras reside em seu sistema de propulsão, que combina células de combustível de hidrogênio com baterias de lítio para gerar uma potência máxima de 2.400 quilowatts. Capaz de alcançar velocidades de projeto de até 100 km/h, a locomotiva pode arrastar uma carga de 10.000 toneladas em terreno plano e 5.000 toneladas em inclinações de 4%. Este impressionante desempenho é testemunho das capacidades de engenharia avançada e do foco na sustentabilidade ambiental da CRRC Zhuzhou Locomotive.
Além disso, a locomotiva incorpora um sistema híbrido de energia de alta potência que combina células de combustível de hidrogênio e baterias elétricas. Este sistema é caracterizado por sua gestão eficiente de energia e controle de potência, assegurando uma operação estável durante o arrasto e a frenagem. Seu design modular e padronizado permite adaptar-se a diferentes necessidades de tração, oferecendo uma solução flexível e eficiente para diversas operações ferroviárias.
Este feito também destaca a viabilidade de recarregar a locomotiva com hidrogênio em apenas 30 minutos, promovendo assim uma maior eficiência e sustentabilidade nas operações ferroviárias. Com esta inovação, a China não apenas avança em sua transição para fontes de energia mais limpas, mas também estabelece um novo padrão na indústria ferroviária global.
Fonte : www.chinahoje.net