Este relançamento marca o início de um novo capítulo para o Ford Focus, prometendo uma combinação irresistível de estilo, tecnologia e prazer ao dirigir. Aqueles que um dia se despediram do modelo agora têm motivos de sobra para dar-lhe as boas-vindas de volta, principalmente no mercado europeu.
Após uma despedida marcada por saudades, o Ford Focus está de volta, trazendo consigo a promessa de reconquistar o coração dos consumidores. Como aquele amigo inseparável dos tempos de escola que, por algum motivo, perdemos o contato, o Focus retorna renovado, pronto para reatar laços com o mercado automobilístico global.
O Ford Focus, outrora um dos carros mais vendidos no Brasil, enfrentou um declínio em sua popularidade, cedendo espaço para os SUVs que dominaram a preferência nacional. Em resposta, a Ford decidiu dar uma nova vida ao Focus, implementando mudanças significativas em design, tecnologia e motorização. Esta renovação não é apenas uma tentativa de reavivar a marca, mas sim de adaptá-la às novas demandas e preferências do consumidor moderno.
Motor do novo Ford Focus
Sob o capô, o novo Focus oferece opções de motores 1.0 turbo a gasolina com potências de 125 e 155 cavalos, além da promessa de uma versão diesel 1.5 para aqueles que buscam eficiência e desempenho. Já conhecido por sua dirigibilidade afiada e prazerosa, o modelo promete manter suas qualidades dinâmicas, agora aliadas a uma eficiência energética melhorada.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Visualmente, o novo Focus mantém sua essência, mas com ajustes que realçam sua estética. As mudanças incluem novos designs de faróis traseiros, que agora apresentam um efeito luminoso único quando acesos, e a introdução de ponteiras de escape genuínas, reforçando sua autenticidade. E, o modelo conta com novas opções de rodas de liga leve, variando de 16 a 19 polegadas, e ajustes no capô e na grade frontal, conferindo ao carro uma presença mais robusta.
Tecnologia e conforto
Internamente, o grande destaque fica por conta do novo sistema de infotainment Sync 4, prometendo uma experiência mais intuitiva e responsiva. O modelo também inova ao integrar os controles de climatização à tela touchscreen, uma mudança que, apesar de moderna, pode dividir opiniões quanto à praticidade. Outra novidade é a introdução de um painel de instrumentos digital nas versões mais completas, elevando o padrão de modernidade do veículo.
Com um preço inicial sugerido acima dos 26.000 libras – algo em torno de 175.000 reais na conversão direta, sem considerar impostos e taxas de importação –, o novo Focus chega não só para reconquistar seu espaço no mercado, mas também para reafirmar o compromisso da Ford com a inovação, qualidade e satisfação do consumidor. Não há previsão do lançamento do modelo no Brasil.
Trajetória do Ford Focus no Brasil
O Ford Focus marcou época no mercado automobilístico brasileiro, iniciando sua trajetória em 2000 e encerrando em 2019, deixando um legado de inovação e prazer de dirigir. Ao substituir o Ford Escort, o Focus não apenas trouxe um design contemporâneo para a época, mas também tecnologias e características que o destacaram em um segmento altamente competitivo.
Sua chegada ao Brasil foi marcada pela promessa de inovação, disputando a preferência dos consumidores com gigantes como Fiat Brava, Chevrolet Astra e Volkswagen Golf. Uma das inovações mais celebradas foi a introdução da suspensão traseira multibraço, que colocou o Focus em vantagem no quesito dinâmica veicular, oferecendo um nível de prazer ao dirigir comparável ao do Golf, seu concorrente direto.
Produzido na Argentina, o Focus desembarcou em solo brasileiro nas versões hatch e sedan, equipadas com motores Zetec SE 1.8 16v e 2.0 16v. Ao longo dos anos, recebeu importantes atualizações e novas versões, incluindo a opção de câmbio automático introduzida em 2003, motores mais eficientes e uma reestilização significativa em 2004, alinhando-se ao design adotado na Europa.
A segunda geração, lançada no Brasil em 2008, trouxe ainda mais novidades, consolidando a presença do Focus no mercado com novas versões, motorizações, e uma reestilização que o aproximou ainda mais dos padrões europeus.
Despedida do Focus do mercado
A produção do Focus na América do Sul encerrou-se em 2019, reflexo das baixas vendas e da mudança de preferência dos consumidores, que gradativamente abandonaram os hatches médios em favor dos SUVs e crossovers. Essa mudança no comportamento do consumidor, aliada à estratégia global da Ford, resultou na decisão de não introduzir a nova geração do Focus no Brasil e em outros países sul-americanos.
O Ford Focus deixa para trás uma memória de qualidade, inovação e uma condução envolvente, características que o consagraram como um dos veículos mais queridos e respeitados pelo público brasileiro. Seu adeus não representa apenas o fim de um modelo, mas o fechamento de um capítulo importante na história automotiva do Brasil, marcado pela preferência crescente por veículos de maior porte e versatilidade.