Parceria iniciada há duas décadas entre BMW e empresa chinesa gerou frutos inesperados: hoje, a ex-aliada domina o mercado europeu
A Voge está quebrando expectativas no mercado espanhol. A marca chinesa, que chegou ao país em 2019, conquistou rapidamente um espaço de destaque. Agora, aparece entre as três fabricantes mais vendidas, com liderança no segmento trail e crescimento acelerado nas vendas. A ascensão da Voge é um retrato do novo momento da indústria de motocicletas.
Marca chinesa entre as líderes do mercado espanhol
A divisão premium da gigante chinesa Loncin já ocupa o quarto lugar entre todas as marcas de motos na Espanha. Fica atrás apenas de duas líderes em scooters e da também chinesa Zontes. Isso significa que duas das quatro marcas mais vendidas no país são da China.
Honda e Yamaha ainda se mantêm fortes nas vendas acumuladas, mas o cenário muda ao se olhar modelo por modelo. Nesse recorte, a Voge lidera com folga.
-
Financiamento do Fiat Strada 2022 detalhado: entrada de R$ 60 mil, 48 parcelas e mais de R$ 22 mil em juros
-
Financiamento do Tiggo 7 Sport 2025: entrada de R$ 80 mil e 48 vezes — qual o valor das parcelas?
-
Royal Enfield Guerrilla 450 chega ao Brasil por R$ 29 mil com estilo flat-track e painel TFT com GPS
-
Honda City EX 2026 mostra por que é o melhor custo-benefício entre os sedãs e surpreende no consumo de até 18 km/l
Parceria com BMW fortaleceu a Voge na Europa
Boa parte desse sucesso pode ser explicada pela aliança entre a Loncin e a BMW. A parceria começou em 2005, com a Loncin fabricando motores para modelos como a BMW F 900 GS. Com o tempo, a empresa chinesa passou a produzir motos inteiras para a montadora alemã.
Essa colaboração foi além da montagem: envolveu padronização, certificações e até licenciamento de tecnologias. Foi assim que surgiu a Voge como conhecemos hoje.
Voge 900 DSX domina o segmento trail
O modelo que virou o jogo foi a Voge 900 DSX. Inspirada na BMW F 900 GS, essa moto lidera as vendas no segmento trail, um dos mais populares da Europa.
Seu diferencial está nos equipamentos e no custo-benefício. Mesmo custando quase 10.000 euros, cerca de R$ 63.549, ela ocupa o terceiro lugar geral entre todos os modelos vendidos na Espanha — um mercado dominado por scooters, que respondem por mais da metade das vendas.
A Voge 900 DSX entrega mais por menos. Enquanto a BMW F 800 GS começa em € 10.970 e a F 900 GS ultrapassa os € 13.980 — ou € 15.000 nas versões mais completas — a moto chinesa sai por € 9.192, com itens de série que surpreendem.
Ela inclui radar de ponto cego, alerta de frenagem de emergência, quickshifter, tela TFT de 7 polegadas com espelhamento de GPS e outros recursos geralmente exclusivos de motos de categorias superiores.
Desempenho técnico inspirado na concorrente alemã
O motor também é destaque. Trata-se do mesmo bicilíndrico de 895 cc, com virabrequim a 270°, usado nas BMW.
Ele entrega 95 cv a 8.250 rpm e 94 Nm de torque a 6.250 rpm. Ainda pode ser adaptado para a habilitação A2, algo que não ocorre com a F 900 GS, que chega aos 105 cv.
Já o chassi traz quadro de aço multitubular, braço oscilante de alumínio, suspensão KYB ajustável e freios Brembo. As rodas raiadas, sem câmara, vêm com pneus Pirelli Scorpion Trail II.
Nova estratégia desafia o modelo tradicional do setor
Com essa receita, a Voge entrega uma trail de alta qualidade com preço competitivo. É uma resposta direta ao modelo de negócio tradicional das grandes marcas, que vendem versões básicas e cobram pelos opcionais.
Na prática, a estratégia chinesa tem se mostrado eficaz. A Voge não apenas cresce em vendas: ela redefine o mercado europeu de motocicletas.
Com informações de Xataka.