Com capacidade instalada de 260,4 MW, os parques eólicos adquiridos pela Copel aumentam em 28% sua capacidade de produção eólica
A Copel, Companhia Paranaense de Energia, anunciou a aquisição, por meio de sua subsidiária Copel Geração e Transmissão, dos parques eólicos dos complexos de Santa Rosa & Mundo Novo e Aventura, detidos pela EDP Renováveis Brasil. O valor investido pela empresa foi de R$ 1,8 bilhão e, com essa nova aquisição, a energia eólica passa a representar 17% do portfólio da Copel. Isso foi feito como parte da estratégia da empresa de crescer em energia renovável e diversificar sua matriz de geração.
Os complexos adquiridos pela Copel têm capacidade instalada total de 260,4 MW quando juntos. Com essa transação, a capacidade instalada de produção eólica da empresa aumentou 28%, e a energia eólica passou a representar 17% do portfólio de geração da empresa. De acordo com os executivos, isso resulta na redução da exposição da empresa ao risco hidrológico.
Complexos eólicos adquiridos pela Copel representam nove parques localizados no Rio Grande do Norte
A empresa afirma que o Rio Grande do Norte é “considerado uma das melhores regiões do mundo para a geração de energia eólica”. A Copel destaca que os complexos incluem nove parques que já estão em operação e estão localizados nos municípios de Touros e São Tomé, no estado do Rio Grande do Norte.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Estima-se que cerca de 76,5% da energia gerada nos complexos já foi vendida no ambiente regulado, enquanto 13,7% da energia foi vendida no ambiente livre, restando apenas 9,8% da energia disponível para novos contratos.
A concretização da aquisição dos parques eólicos pela Copel ainda depende da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Conheça a Companhia Paranaense de Energia – Copel
A Copel é uma empresa de geração e distribuição de energia do estado do Paraná, foi constituída em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado. A empresa abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 e, em julho de 1997, tornou-se a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York.
A Companhia atende diretamente um total de 4.515.938 unidades consumidoras distribuídas em 394 municípios e 1.113 localidades (bairros, cidades e vilas). Esse universo abrange um total de 384 mil estabelecimentos comerciais, 78 mil indústrias, 356 mil propriedades rurais e 3,6 milhões de residências. A Copel conta com a força de trabalho de mais de 8 mil profissionais.