A região conhecida como Darién, entre a Colômbia e o Panamá, é um território intransitável devido a sua geografia hostil e falta de infraestrutura, tornando impossível a viagem de carro.
No Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta o norte e o sul das Américas, guarda um dos maiores mistérios e obstáculos da geografia moderna: a região de Darién.
Com menos de 100 km de largura, essa área inóspita bloqueia a continuidade da mítica rodovia Pan-Americana, que conecta a Terra do Fogo ao Alasca.
A formação do Istmo do Panamá
Milhões de anos atrás, a formação do Istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de terra maiores) do Panamá separou os oceanos Pacífico e Atlântico, criando uma ponte natural entre as Américas.
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Desde então, a região tem sido habitada por povos indígenas como os gunas e guaymís.
A chegada dos colonizadores espanhóis no século XVI transformou o local em um território disputado e colonizado.
Mas foi no século XX que Darién ganhou notoriedade global por ser uma barreira impenetrável para rodovias.
Apesar do avanço da engenharia, a floresta densa e a resistência indígena e ambientalista impediram a construção de uma estrada que conectasse Yaviza, no Panamá, a Turbo, na Colômbia.
Por que não há uma estrada?
Embora houvesse tentativas, principalmente pelos Estados Unidos, de construir uma rodovia através de Darién, inúmeros fatores dificultaram a realização desse projeto.
Terreno hostil: A região é composta por terrenos alagadiços, densas florestas e uma biodiversidade única. A construção de estradas nesse ambiente seria extremamente desafiadora e dispendiosa.
Preocupações ambientais: A floresta de Darién é um ecossistema vital para a biodiversidade global. Ambientalistas alertaram para os danos irreparáveis que uma estrada causaria à fauna e à flora locais. Por esse motivo, Darién foi declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade pela UNESCO em 1981.
Barreira sanitária: Darién atua como uma barreira natural contra a febre aftosa, uma doença que afeta bovinos e suínos na América do Sul. A ausência de estradas impede que o vírus altamente contagioso se espalhe para o norte.
Resistência indígena: Os povos originários da região têm se oposto consistentemente à construção de estradas, argumentando que isso ameaça suas terras e culturas.
Crime organizado: A também é marcada pela atuação de facções criminosas e grupos armados. Durante os anos 1990, guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) controlaram partes da área, impondo violência, sequestros e outros crimes.
Além disso, outros grupos armados e paramilitares também tem presença na região, especialmente ligados ao tráfico de drogas e atividades ilegais.
Tentativas e falhas
Ao longo dos anos, houve esforços para superar os desafios de Darién. Nos anos 1920, brasileiros chegaram a tentar percorrer a América do Sul até os EUA de carro, mas enfrentaram grandes dificuldades na região.
Décadas depois, em 1985, Loren Upton e Patty Mercier levaram 741 dias para cruzar os 200 km de floresta com um jipe.
No entanto, os esforços governamentais foram limitados.
Apesar de terem incentivado a criação de parques nacionais, como o Los Katíos, na Colômbia, para proteger a região, a construção de estradas foi sempre considerada inviável.
Em 2010, a Colômbia anunciou um projeto rodoviário que se aproximaria de Darién, mas os panamenhos recusaram qualquer extensão para conectar os países.
Como brasileiros vão até os EUA de carro?
Para ir de carro do Brasil até os Estados Unidos sem cruzar o Estreito de Darién, os brasileiros precisam combinar viagens terrestres com travessias marítimas ou aéreas. Veja o caminho geral:
Como não há estrada, os brasileiros precisam embarcar o carro em um navio ou balsa de Turbo (Colômbia) para um porto no Panamá (geralmente Colón ou Cidade do Panamá).
Alternativamente, transporte o veículo por via aérea, um serviço disponível em algumas regiões, mas o valor é muito mais elevado.
Atravessar Darién
Darién é conhecida como “a floresta mais perigosa do continente”.
Além de seu ambiente hostil, a região foi, durante décadas, dominada por guerrilheiros, paramilitares e traficantes. Migrantes que tentam atravessar a área enfrentam riscos como sequestros, doenças e até a morte.
Mesmo com melhorias em partes da Pan-Americana, a lacuna de Darién continua a forçar viajantes e migrantes a desviar sua rota, seja por barco ou avião.
Embora seja um obstáculo para a conexão rodoviária entre as Américas, Darién ainda desempenha um papel crucial na preservação ambiental e na saúde animal do continente.
Sua natureza inexplorada é uma barreira contra doenças, uma reserva de biodiversidade e um refúgio para comunidades indígenas.
Darién não é apenas uma falha na Panamericana; é um lembrete de que, às vezes, a natureza prevalece sobre a ambição humana.
Dois países brigando por conta de duas tribos cai fora e se entrar morre contra os donos das terras índios. Aqui no Brasil também os índios dominam estradas fazendas gados e o IBAMA faz de conta