1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Dados da ABVE mostram que a frota de veículos eletrificados no Brasil chegou a 100 mil, incluindo os híbridos e a bateria
Tempo de leitura 3 min de leitura

Dados da ABVE mostram que a frota de veículos eletrificados no Brasil chegou a 100 mil, incluindo os híbridos e a bateria

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/07/2022 às 19:53
O cenário brasileiro de descarbonização vem crescendo cada vez mais e as vendas de veículos eletrificados, incluindo os híbridos e a bateria, foram fortemente impulsionadas, ocasionando na marca de 100 veículos na frota nacional, segundo a ABVE.
Fonte: Rede Brasil Atual
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O cenário brasileiro de descarbonização vem crescendo cada vez mais e as vendas de veículos eletrificados, incluindo os híbridos e a bateria, foram fortemente impulsionadas, ocasionando na marca de 100 veículos na frota nacional, segundo a ABVE.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou que, durante a última terça-feira, (26/07), a frota de veículos eletrificados no território nacional chegou à marca de 100 mil, com um forte crescimento das vendas desses automóveis durante o ano de 2022. O cenário de descarbonização internacional está cada vez maior e os veículos híbridos e a bateria estão em aquecimento, ocasionando o aumento no número da frota brasileira.

Frota brasileira chega à 100 mil, de acordo com a ABVE, impulsionada pela alta demanda por automóveis a bateria e híbridos no país

Os dados do relatório recente sobre a última semana do mês de julho, divulgados pela associação ABVE, mostram que a frota brasileira de veículos eletrificados chegou à marca de 100 mil, incluindo carros, caminhões e veículos comerciais leves, como vans e furgões. Esse recorde foi alcançado no último dia 26 de julho, momento no qual os números chegaram a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela associação.

A marca foi impulsionada pelo incremento nas vendas de veículos híbridos e a bateria, os quais estão cada vez mais em alta no mercado internacional devido à descarbonização do setor de transportes. Assim, os dados da ABVE mostram que as vendas dos veículos eletrificados até o momento atual do ano de 2022 somam 23.033 veículos leves, representando um total de 31% a mais do que os 17.524 que foram vendidos durante o mesmo período no ano de 2021. 

Entre as vendas dos veículos eletrificados durante o ano de 2022, incluindo a bateria e híbridos, a maior parte, um total e 6,5 foi registrada no estado de São Paulo, e em seguida vem Minas Gerais, com 1,9 mil emplacamentos. Assim, Adalberto Maluf, presidente da ABVE, comentou sobre os desafios do segmento de veículos eletrificados e afirmou que “Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.

Embora dados da ABVE sobre a frota de veículos eletrificados no Brasil sejam positivos, ainda faltam incentivos legais para o aumento na venda dos produtos 

O cenário atual de descarbonização e alta demanda na busca por veículos eletrificados híbridos e a bateria está altamente favorável, segundo os dados da ABVE, mas ainda são necessários incentivos legais e jurídicos para que o setor cresça ainda mais durante os próximos anos. Um marco legal para a compra de veículos eletrificados como parte de uma política de redução nas emissões de poluentes ainda é o principal problema do mercado brasileiro. 

Atualmente, apenas programas como Renovabio, Proconve e Rota 2030 estipulam diferentes metodologias e aplicações para mensurar a pegada de carbono e outros gases poluentes e buscam harmonizar uma política de incentivo ao aumento da frota de híbridos e a bateria no país. Assim, um grupo de trabalho do governo coordenado pelos ministérios da Economia (ME) e de Minas e Energia (MME) está discutindo atualmente o desenvolvimento de um marco regulatório para eficiência energética baseada na redução das emissões de poluentes. 

No entanto, ainda há a necessidade do apoio governamental para que o mercado de veículos eletrificados consiga alcançar o seu potencial máximo ao longo dos próximos anos, e organizações como a ABVE aguardam esse incentivo para o incremento da frota nacional de híbridos e a bateria. 

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos