O cenário brasileiro de descarbonização vem crescendo cada vez mais e as vendas de veículos eletrificados, incluindo os híbridos e a bateria, foram fortemente impulsionadas, ocasionando na marca de 100 veículos na frota nacional, segundo a ABVE.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou que, durante a última terça-feira, (26/07), a frota de veículos eletrificados no território nacional chegou à marca de 100 mil, com um forte crescimento das vendas desses automóveis durante o ano de 2022. O cenário de descarbonização internacional está cada vez maior e os veículos híbridos e a bateria estão em aquecimento, ocasionando o aumento no número da frota brasileira.
Frota brasileira chega à 100 mil, de acordo com a ABVE, impulsionada pela alta demanda por automóveis a bateria e híbridos no país
Os dados do relatório recente sobre a última semana do mês de julho, divulgados pela associação ABVE, mostram que a frota brasileira de veículos eletrificados chegou à marca de 100 mil, incluindo carros, caminhões e veículos comerciais leves, como vans e furgões. Esse recorde foi alcançado no último dia 26 de julho, momento no qual os números chegaram a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela associação.
A marca foi impulsionada pelo incremento nas vendas de veículos híbridos e a bateria, os quais estão cada vez mais em alta no mercado internacional devido à descarbonização do setor de transportes. Assim, os dados da ABVE mostram que as vendas dos veículos eletrificados até o momento atual do ano de 2022 somam 23.033 veículos leves, representando um total de 31% a mais do que os 17.524 que foram vendidos durante o mesmo período no ano de 2021.
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Entre as vendas dos veículos eletrificados durante o ano de 2022, incluindo a bateria e híbridos, a maior parte, um total e 6,5 foi registrada no estado de São Paulo, e em seguida vem Minas Gerais, com 1,9 mil emplacamentos. Assim, Adalberto Maluf, presidente da ABVE, comentou sobre os desafios do segmento de veículos eletrificados e afirmou que “Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.
Embora dados da ABVE sobre a frota de veículos eletrificados no Brasil sejam positivos, ainda faltam incentivos legais para o aumento na venda dos produtos
O cenário atual de descarbonização e alta demanda na busca por veículos eletrificados híbridos e a bateria está altamente favorável, segundo os dados da ABVE, mas ainda são necessários incentivos legais e jurídicos para que o setor cresça ainda mais durante os próximos anos. Um marco legal para a compra de veículos eletrificados como parte de uma política de redução nas emissões de poluentes ainda é o principal problema do mercado brasileiro.
Atualmente, apenas programas como Renovabio, Proconve e Rota 2030 estipulam diferentes metodologias e aplicações para mensurar a pegada de carbono e outros gases poluentes e buscam harmonizar uma política de incentivo ao aumento da frota de híbridos e a bateria no país. Assim, um grupo de trabalho do governo coordenado pelos ministérios da Economia (ME) e de Minas e Energia (MME) está discutindo atualmente o desenvolvimento de um marco regulatório para eficiência energética baseada na redução das emissões de poluentes.
No entanto, ainda há a necessidade do apoio governamental para que o mercado de veículos eletrificados consiga alcançar o seu potencial máximo ao longo dos próximos anos, e organizações como a ABVE aguardam esse incentivo para o incremento da frota nacional de híbridos e a bateria.