Sistemas Agroflorestal de produção sustentável vão aumentar o potencial das plantações no Brasil
Nas últimas semanas, a Novela da Rede Globo, Pantanal, exibiu o protagonista Jove (Jesuíta Barbosa) visitando um novo sistema produtivo sustentável. Nos episódios seguintes, ele começou a estudar mais sobre o sistema Agroflorestal para o agronegócio do pai, o José Leôncio (Marcos Palmeira). A Embrapa desenvolveu esse sistema na vida real e está implementando em algumas regiões do Brasil, inclusive no norte do Mato Grosso, onde se passa a novela.
A Embrapa estimula a aplicação desse método para aumentar a produtividade das plantações de milho, soja e de diversos produtos de modo orgânico, especialmente na agricultura familiar. Parcerias com grandes instituições como Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Ouro Verde (IOV), ONF Brasil, Unemat, UFMT, Sema-MT, Seaf-MT, Ibama, Ceplac fizeram o projeto andar. Conheça mais sobre como funciona a aplicação.
Saiba tudo sobre o sistema produtivo sustentável para o agronegócio com o vídeo abaixo
Já são mais de 1.000 hectares que adotaram o Sistema Produtivo Sustentável da Embrapa para o agronegócio
A parceria entre Embrapa e as grandes empresas se chama Embrapa Agrossilvipastoril e existe desde 2011. Essa parceria estimula inovações no agronegócio e realiza um processo de capacitação continuada de técnicos e extensionistas rurais para estimular novas práticas. O projeto já contou com 10 módulos realizados e participação de mais de 100 alunos.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
Esse Sistema de cultivo, demonstrado na Novela Pantanal, já preencheu em torno de 1.700 hectares de terra no Mato Grosso. Uma grande parte dessas terras com Sistema Agroflorestal Sustentável trouxe biodiversidade de plantações ao agronegócio regional. Muitas espécies de plantas na região foram cultivados em locais de transição ecológica, que estavam degradados anteriormente.
Além dos benefícios para o ecossistema, esse Sistema Produtivo permite muita troca de conhecimento entre produtores, povos indígenas e comunidades tradicionais. Ademais, os gestores públicos e técnicos estão envolvidos com esse novo método desenvolvido pela Embrapa.
Como funciona o Sistema Agroflorestal Sustentável desenvolvido pela Embrapa?
O agronegócio tem muito a se beneficiar do Sistema Agroflorestal Sustentável desenvolvido pela Embrapa. Afinal, muitas empresas tem buscado fazer negócio com agricultores a prezar pela responsabilidade ambiental. Com o Sistema Agroflorestal não é mais necessário optar por uma monocultura nas plantações e esgotar os nutrientes da terra.
Esse sistema criado pela Embrapa visa criar uma plantação de diferentes espécies com árvores. A mistura promovida pelo cultivo dessas plantas em um local próximo, forma um “mini ecossistema” que reusa os nutrientes. Assim, o dono do agronegócio pode ter maior diversidade de plantas e mantém o solo sempre nutrido, trazendo boas colheitas.
As produções agropecuárias que seguirem por esse caminho terão muitos anos de solo fértil usando os próprios recursos da natureza para manutenção do solo. Dessa forma, você otimiza recursos e reduz os desperdícios, aumentando a produtividade.
Principais benefícios do Sistema Produtivo Sustentável para o agronegócio
Os solos degradados e pastos, pisoteados pelo gado, podem levar muitos anos para recomposição ou reestruturação ecológica. Contudo, o Sistema Produtivo Sustentável, ou agrofloresta, pode reduzir esse tempo e aumentar a capacidade de produção por hectare.
Além disso, os custos são reduzidos por a manutenção ser realizada com menos frequência. Isso acontece porque se cria um mini ecossistema que mantém os nutrientes nas plantas de interesse.
A produção de diferentes espécies de plantas é outra vantagem que conta a favor do Sistema Agroflorestal Sustentável. O Agronegócio pode experimentar um cultivo de maior quantidade de plantas em um mesmo espaço, ampliando as possibilidades de exportação.
Como sabemos que os recursos da natureza são finitos, pensar em uma produção regenerativa é o caminho do futuro. Com a agrofloresta sempre poderemos recuperar a fertilidade do solo com os próprios recursos da natureza e garantir o sustento das próximas gerações.