O mundo da aviação está prestes a ser revolucionado, graças aos esforços conjuntos da Nasa, Boeing e Rolls-Royce.
Imagine cruzar o Atlântico em apenas 1 hora e 30 minutos! Parece coisa de filme de ficção científica, mas pode se tornar realidade em breve.
Recentemente, a Nasa revelou que está trabalhando em um projeto ambicioso para transformar a aviação comercial. O objetivo é desenvolver um avião supersônico que possa atingir velocidades impressionantes, variando de 1.535 a 3.045 milhas por hora (mph). Isso é mais do que o dobro da velocidade dos aviões comerciais atuais, que voam a cerca de 600 mph.
Parcerias Estratégicas
Para tornar esse sonho uma realidade, a Nasa fechou contratos de 12 meses com gigantes da indústria aeroespacial, como a Boeing e a Rolls-Royce. Essas parcerias visam criar um “roteiro tecnológico” para o desenvolvimento do novo jato supersônico.
-
Brasil avança com energia eólica offshore e cria grupo de trabalho para destravar projetos, regular setor, atrair investimentos, gerar empregos e estimular transição energética
-
Indústria Naval recebe novos índices mínimos do CNPE para embarcações de apoio marítimo e regras claras de conteúdo local que fortalecem estaleiros brasileiros
-
Rio aposta bilhões em transporte aquaviário para transformar a mobilidade e promete barcos modernos atendendo milhares de pessoas por dia
-
Petrobras fecha colaboração inédita com Amazon Brasil para produção de combustíveis de baixo carbono e avanço da descarbonização logística no país
O Legado do X-59
O projeto não é uma ideia completamente nova. A Nasa já havia concluído o desenvolvimento do avião de teste supersônico X-59, que servirá como base para o novo projeto. O X-59 está programado para realizar seu primeiro voo de teste ainda este ano, marcando um passo significativo na pesquisa de viagens aéreas de alta velocidade.
Comparação com o Concorde
Vale lembrar que o Concorde, o avião de passageiros mais rápido já construído, atingia uma velocidade máxima de 1.354 mph. No entanto, os jatos foram aposentados em 2003 devido a vários fatores, incluindo uma recessão na indústria da aviação e um acidente fatal em 2000.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.