A CPFL está com vagas em cursos gratuitos para formação de novos eletricistas. As inscrições vão até o dia 5 de setembro e a formação terá duração de 396 horas.
Existem áreas que todas as pessoas conhecem, mas não refletem sobre o processo de formação, como é o caso do eletricista. Diversas pessoas não sabem, mas é possível participar de escolas focadas exclusivamente nesse setor. Alguns desses cursos também são oferecidos pelas próprias empresas de energia que visam atender futuras demandas. Hoje, a CPFL Energia Piratininga está com diversas vagas em cursos gratuitos para pessoas que desejam participar da Escola de Eletricistas.
Requisitos exigidos pela CPFL Energia
Na segunda-feira (15), a CPFL Piratininga anunciou a abertura das inscrições de novas turmas mistas para compor a escola de Eletricistas na região. O curso de eletricista disponibiliza capacitação para 16 pessoas e estarão abertas novas inscrições até o dia 5 de setembro.
Aqueles que desejam participar da iniciativa devem possuir idade mínima de 19 anos e ensino fundamental completo. A empresa exige que os candidatos possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Esta carteira deve ser definitiva e válida.
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
O curso de eletricista disponibilizado pela CPFL Energia tem como objetivo desenvolver e manter em funcionamento adequado e seguro, redes de distribuição de energia elétrica de média e baixa tensão, estrutura de iluminação pública, e desenvolver serviços técnicos comerciais seguindo normas específicas, de segurança, técnicas, qualidade e meio ambiente. O curso de eletricista terá conteúdos como internet, editor de texto, comunicação, relacionamento interpessoal, técnicas de intelecção, relatório, entre outros.
Inscrições nos cursos gratuitos da CPFL Energia
Aqueles que atenderem a todos os requisitos exigidos pela CPFL devem realizar sua inscrição diretamente pela internet através de um formulário online.
Na página é possível encontrar várias informações sobre a iniciativa e logo após as perguntas do questionário que devem ser respondidas. Duas perguntas são essenciais para a inscrição nos cursos gratuitos.
A primeira explica que o curso não garante uma vaga no Grupo CPFL, sendo eles apenas a formação. Outro ponto explica que a convocação para o curso de eletricista acontecerá por meio do e-mail do candidato. Sendo assim, aqueles que não receberem um e-mail estarão automaticamente desclassificados para o processo de seleção.
Aqueles que estiverem interessados em entender como acontecerá o processo de seleção dos alunos para o curso devem saber que haverá quatro etapas de prova no processo e que cada uma é de caráter eliminatório, dependendo dos resultados. Desse modo, a primeira etapa é a Entrevista Online. Logo após, acontecerá um texto psicológico também virtualmente. Haverá testes presenciais, sendo estes um teste de altura prático e também avaliação médica dos candidatos.
Aulas presenciais e online
As aulas do curso de eletricista serão ministradas de duas formas. A primeira será de forma online, com 88 horas de duração.
Entretanto, também haverá o modo presencial, que contará com 308 horas de duração. Sendo assim, a formação acontecerá no Centro de Treinamento da CPFL e Cubatão de segunda a sexta-feira, nos horários das 18h às 22h.
O local fica situado na Rua São Paulo, nº 555, no bairro Jardim Francisco em Cubatão (SP). A CPFL é a segunda maior distribuidora em volume de energia comercializada, com 14% de participação no mercado brasileiro, atendendo cerca de 10 milhões de clientes em 687 municípios. A empresa conta com 4.385 MW de capacidade instalada, sendo a terceira maior geradora privada do Brasil, com atuação nas fontes hidrelétrica, eólica, solar e biomassa.