1. Início
  2. / Economia
  3. / Coronavírus pode afetar Petrobras e mercado de petróleo no primeiro trimestre
Tempo de leitura 2 min de leitura

Coronavírus pode afetar Petrobras e mercado de petróleo no primeiro trimestre

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/02/2020 às 07:13
Petrobras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A epidemia conhecida como coronavirus  se espalhou e esta afetando a Petrobras e em breve poderá afetar ate mesmo as vagas de emprego

“Além das vítimas fatais, a rápida disseminação do coronavírus tem deixado suas marcas na economia global e brasileira, principalmente na Petrobras. Origem do surto, a China tem o segundo maior PIB do planeta, e uma desaceleração em sua economia acaba afetando o mundo inteiro – com efeitos, por exemplo, sobre os países que dependem muito das exportações para o país asiático, como o Brasil.

Leia também:

Se por um lado afeta o ganho das empresas e a atividade econômica, por outro a queda dos preços de commodities pode baratear alguns produtos. Um exemplo: se o recuo das cotações do petróleo persistir, combustíveis podem ficar mais baratos no Brasil. Para isso, no entanto, a queda do real em relação ao dólar não pode ser tão forte, pois a alta da moeda norte-americana atua na outra direção, inflando o preço de bens negociados no mercado internacional.”

Primeira reação ao coronavírus foi no mercado financeiro

Na tentativa de conter o alastramento do vírus, a China adotou medidas drásticas para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e deslocamentos pelo continente asiático. As bolsas de valores globais começaram a semana em queda. O preço do barril de petróleo caiu abaixo de US$ 60 pela primeira vez em quase três meses. O dólar se valorizou em relação ao real. E até as projeções para a Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira – foram revistas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Na terça-feira (04), a Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu que errou na sua avaliação inicial sobre os efeitos do coronavírus. A organização passou a classificar o risco do novo vírus como “elevado”, e não mais “moderado”. A OMS disse também que a doença ainda não se trata de uma emergência de saúde global, mas que “pode vir a ser”. As últimas foram a gripe suína (H1N1), o vírus zika e o ebola.”

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos