Revelado Corolla com asas: O avião monomotor de asa baixa, construído com materiais compostos, foi desenvolvido seguindo os conceitos de produção automotiva da Toyota.
Corolla dos céus? Imagine a cena: um avião revolucionário. Este não seria apenas mais um avião, mas sim uma obra-prima da Toyota, impulsionada por um potente motor V8 do icônico sedan Lexus. A Toyota, renomada por sua excelência automotiva, quis desafiar os céus com uma inovação que prometeu redefinir os limites entre o asfalto e as nuvens.
Descubra como essa fusão entre carro e avião esteve prestes a transformar o mundo da aviação e surpreender até os entusiastas mais céticos.
A maior fabricante de veículos do mundo já tentou se aventurar no setor da aviação
Em 31 de maio, o primeiro voo de um avião da Toyota completou 22 anos. O monomotor de asa baixa, feito de materiais compostos, foi criado com base nos princípios de construção simplificada do sistema de produção automotiva da Toyota. Yaris Cross
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O teste do TAA-1 ocorreu no aeroporto de Mojave, na Califórnia, em 2002. O modelo, com capacidade para quatro ocupantes, foi uma tentativa de competir com os então novatos Cirrus SR20 e SR22, Columbia, e os tradicionais monomotores da Cessna e Piper. As informações são do UOL.
Toyota seguiu os passos das gigantes automotivas Honda e Mitsubishi para desenvolver sua própria aeronave
A meta da Toyota era desenvolver uma aeronave própria, seguindo o exemplo de outras empresas japonesas do setor automobilístico, como Honda e Mitsubishi. A ideia era que a divisão de vendas automotivas da Toyota Motor Sales ajudasse a manter os custos de produção baixos. Yaris Cross
O projeto se estendeu por 18 anos, de 1990 a 2008. O primeiro voo foi realizado com o avião equipado com um motor Lycoming IO-360 de 180 hp. No entanto, a ambição era viabilizar o uso de um motor automotivo, o que reduziria os custos de produção e abriria uma nova unidade de negócios. Yaris Cross
Corolla dos céus: Montadora japonesa realizou alguns testes com um motor V8 do sedã Lexus LS400
Corolla dos céus: A empresa realizou alguns testes com um motor V8 do sedã Lexus LS400 de 1991, mas o resultado foi aquém do esperado. Para tentar melhorar o desenvolvimento da aeronave e aplicar um motor próprio, a Toyota contratou engenheiros da Raytheon e da Boeing. A própria companhia chegou a afirmar que a aeronave seria uma espécie de “Corolla com asas”. Yaris Cross
Após inúmeras negociações e tentativas de criar uma joint-venture com algum fabricante de aeronaves a pistão na época, o projeto foi arquivado durante a crise financeira de 2008. Todos os contratos existentes foram cancelados e, em 2011, a agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA) cancelou a matrícula da aeronave TAA-1.