Novo motor da Continental Aerospace promete 170 hp de potência sendo abastecido com querosene de aviação. Além disso, exige manutenção em intervalos de 100 horas.
A fabricante de motores aeronáuticos Continental Aerospace apresentou sua nova linha de motores a pistão ciclo diesel CD-170R, que pode ser abastecida com querosene de aviação (QAV). O foco do novo motor da Continental é atender o mercado de helicópteros leves, oferecendo menores custos operacionais.
Novo motor da Continental rende 170 hp de potência
A nova variante da série CD-100 foi desenvolvida para aplicação exclusiva em helicópteros e iniciou o processo de certificação junto à agência de segurança da aviação europeia (EASA), com previsão de ser concluído ainda neste ano.
A série CD-170R é uma evolução da versão CD-170, que passou por algumas melhorias e mudanças de projeto, se destacando com seu desempenho parecido à versão para asa fixa, mantendo os mesmos padrões de eficiência, confiabilidade e facilidade de gerenciamento de temperatura. Um dos grandes destaques do novo motor da Continental que usa querosene de aviação é a manutenção programada em intervalos de 100 horas.
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
- DAF Caminhões está agora apostando nos mercados de mineração, construção e setor florestal, trazendo modelos robustos da linha CF para enfrentar qualquer terreno e carga
Segundo a Continental, o novo motor de quatro cilindros turboalimentado, que usa querosene de aviação, entrega 170 hp de potência, sendo equipado com Full Authority Digital Engine Control (FADEC), que permite uma redução no consumo de combustível e melhor gerenciamento dos parâmetros em todas as fases.
Os dados oficiais divulgados pela marca destacam que o motor consome uma média de 30 litros por hora de Jet-A em voo de cruzeiro. Controlado Via FADEC com mapeamento de software específico para helicópteros, os pilotos agora podem direcionar seu foco para as fases críticas do voo e da missão, aliviando a necessidade de gerenciar simultaneamente a potência e o coletivo, segundo David Dörner, vice-presidente de Desenvolvimento Global da Continental.
Conheça outros motores populares da Continental
Por ser um novo motor da Continental específico para uso em helicópteros, o CD-170R não possui caixa de redução, permitindo uma melhor relação potência-peso, sendo cerca de 16 quilos mais leve que a versão para asa fixa.
Vale mencionar que os motores Jet-A da Continental são referência de classe mundial na Aviação Geral, com mais de 7.500 produzidos e enviados, e mais de 2 mil motores em operação atualmente, reportando mais de 9 milhões de horas. Eles são preferidos pelas escolas de aviação e especificados pelos principais OEMs.
Os motores movidos a Jet-A atuam com querosene de aviação universalmente disponível (Jet Fuel, Jet-A e EASA e outros combustíveis de aviação certificados). Cada um é certificado de acordo com os requisitos da FAA, EASA e de mais 78 países.
A Continental continua a desenvolver a série de motores tecnologicamente avançados que agora inclui motores que variam de 135 HP a 300 HP. Em um exemplo de seu compromisso com a melhoria contínua, os motores CD-135, CD-155 e CD-300 foram atualizados para 2.100 e 2.000 horas, respectivamente.
Conheça a Continental Aerospace
A Continental Aerospace Technologies é líder global em Aviação Geral. É a única empresa a oferecer uma gama completa de motores a gasolina e Jet-A, assim como serviços de aviação. A empresa possui operações significativas em três continentes, uma cadeia de fornecimento global, equipes altamente experientes e excelentes capacidades de MRO em Continental Services.
A Continental é sinônimo de excelência em produtos e atendimento ao cliente, tendo como base mais de 100 anos de confiabilidade e inovação. A companhia atende OEMs, escolas de voo, clientes de frotas e pilotos em seus centros de fabricação e serviços nos EUA, na Europa e na China. Além de Jet-A, a empresa também atua com motores AVGas.