Durante a sua visita ao ISI-ER do estado do Rio Grande do Norte, o cônsul da Holanda comentou sobre o potencial econômico da região, destacando o setor de portos e energia, e demonstrou interesses em investimentos em energia eólica e hidrogênio verde.
Na última quarta-feira, (03/08), o cônsul-geral da Holanda no Brasil, Niels Veenis, realizou uma visita ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) no Rio Grande do Norte. E debateu com os representantes do governo do estado a possibilidade de investimentos no mercado regional. Entre os setores com maior destaque para o executivo, a energia eólica e o hidrogênio verde são as grande apostas para o futuro da economia potiguar.
Estado do Rio Grande do Norte pode contar com investimentos holandeses no setor de energia eólica e hidrogênio verde devido ao alto potencial de produção
O cônsul-geral da Holanda realizou uma visita ao ISI-ER do estado do Rio Grande do Norte durante esta última semana e se reuniu com os principais representantes da administração estadual para debates em torno de investimentos econômicos do estado.
Os setores que mais chamaram a atenção do executivo e das empresas holandesas, segundo Niels, são os da energia eólica e hidrogênio verde, sendo atualmente a grande aposta para o futuro do mercado brasileiro de energia.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Assim, o executivo holandês também comentou sobre as grandes possibilidades de negócios e parcerias entre ambos os países e destacou que existem grandes chances de desenvolvimento de projetos de intercâmbios entre universidades, instituições de pesquisa e empresas de seu país com o ISI-ER.
Visando a troca de conhecimento no ramo da energia eólica, além de um olhar para os investimentos em hidrogênio verde, em razão da forte corrida pela transição energética no país.
Niels Veenis comentou: “Tinha conhecimento e referências sobre o Instituto, mas ao conhecer presencialmente e detalhadamente fica a percepção de que se trata de algo que realmente apresenta uma importância ainda maior e desenvolve pesquisas que terão repercussão para o futuro do setor de energia renovável”, quanto ao que conhecia sobre o ISI-ER do Rio Grande do Norte e destacou que “tem várias empresas holandesas interessadas nisso, companhias privadas e instituto de pesquisa, lembro de pelo menos uma, que está focada sobretudo no fluxo de gases e líquidos e, com isso, é possível apresentar os projetos para ver se dá para desenvolver a colaboração”, quanto aos investimentos que podem chegar ao estado.
Cônsul da Holanda está confiante quanto à parceria entre o Rio Grande do Norte e o país para os setores de energia renovável e hidrogênio verde
Além de comentar sobre quais suas impressões acerca do ISI-ER durante a sua visita ao Rio Grande do Norte, o cônsul holandês também destacou que o principal foco do país no território potiguar é a produção de energia eólica, em razão da liderança do estado no mercado nacional, bem como a possibilidade de tornar o estado o primeiro grande produtor de hidrogênio verde no Brasil.
Ele confirmou que existem diversas empresas da iniciativa privada holandesa que já estão de olho no Rio Grande do Norte e que espera que o futuro aproxime a relação entre o país e o estado. O executivo conheceu mais detalhes sobre o ISI-ER e os setores em questão no estado durante a sua visita e assistiu a uma apresentação da infraestrutura, equipamentos, projetos em andamento e perspectivas de expansão do Instituto.
Estiveram também presentes na reunião o ice-presidente da FIERN, Sílvio Bezerra; o diretor primeiro secretário, Heyder Dantas; o diretor segundo secretário, Djalma Barbosa da Cunha Júnior; o chefe de gabinete da presidência da FIERN, Helder Maranhão; a gerente de comunicação, Juliska Azevedo; a Coordenadora de Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, e outros representantes do estado.