1. Início
  2. / Construção
  3. / Construção civil – Vácuo no abastecimento, escassez de materiais e altos preços fazem indústrias buscarem acordos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Construção civil – Vácuo no abastecimento, escassez de materiais e altos preços fazem indústrias buscarem acordos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/02/2021 às 16:57
Construção civil, indústrias
Construção civil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A pandemia da covid-19 influenciou muito nos preços e na escassez de materiais, utilizados na construção civil

A pandemia afetou a indústria, criando um vácuo no fornecimento, provocou a escassez de materiais, aumentando o preço dos insumos de construção e provocou desequilíbrio de contratos, afetando diretamente consumidores e as empresas. Tais circunstâncias aumentaram a necessidade de modificação de valor e expansão dos termos de contrato em condições imprevisíveis.

Confira ainda outras notícias do dia:

O advogado Cristiano Mayrink, sócio do Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink Sociedade de Advogados, diz que “O aço e o concreto tiveram reajuste de 40% e quando foram feitos os contratos as planilhas de composição de custos não previam aumento tão grande”. Ontem, dia 3 de fevereiro, a Usiminas aumentou seus produtos em mais 15% em janeiro e agora nos dois primeiros dias do mês fevereiro, anunciou mais um aumento de 15%. Em outras palavras, em 32 dias de 2021, o preço do aço aumentou 30%.

Cristiano destacou que as partes prejudicadas devem fazer o possível para chegar a um acordo para evitar o tratamento judicial da questão, como envio de carta informando o motivo da alteração do contrato, uma planilha do novo custo e busca de negociação.

Ele explicou: “Se você não tiver sucesso, você deve ir ao tribunal.” Tanto o Código Civil quanto a Lei nº 8.666 / 1993 preveem alterações no contrato devido a eventos especiais imprevisíveis, como é o caso da Covid-19.

Nas obras públicas, a empresa contratante submeteu aos requisitos de equilíbrio econômico-financeiro para análise da empreiteira (União, Estado, Município ou Administração pública), uma vez aprovado o contrato, fará a alteração do contrato mediante assinatura de aditivos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos