Brasil, Paraguai, Argentina e Chile estão juntos em um projeto gigante: a construção da Rota Bioceânica. Essa superestrada vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, prometendo enormes economias nas importações e exportações, especialmente com o mercado asiático.
A construção da Rota Bioceânica, também conhecida como Canal do Panamá terrestre, é uma obra de extrema importância para a logística e o desenvolvimento econômico dos quatro países envolvidos. A ideia é reduzir em até 30% os custos de exportações, tornando produtos mais competitivos, principalmente no mercado asiático.
Partindo de Campo Grande, no Brasil, até os portos de Antofagasta e Iquique no Chile, a rota percorre cerca de 2.396 km. Isso vai reduzir significativamente as distâncias de translado, economizando tempo e dinheiro. Além disso, evita os altos custos de atravessar o Canal do Panamá.
Situação atual das obras da Rota Bioceânica
No Brasil, as obras estão avançando com a revitalização de estradas e construção de acessos, como na BR-060 e BR-267, que atravessam Mato Grosso do Sul. O investimento é pesado, com R$ 240 milhões só na primeira fase e mais R$ 472 milhões para acessos e aduanas na nova Ponte Internacional Bioceânica, que ligará Brasil e Paraguai.
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Rota Bioceânica: A importância da construção
O projeto da Rota Bioceânica é um esforço monumental que unirá o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile através de uma superestrada, ligando o Atlântico ao Pacífico. Esse corredor logístico promete transformar a economia desses países, especialmente no que diz respeito a importações e exportações com o mercado asiático.
Melhorar a logística é vital para o crescimento econômico. A construção da Rota Bioceânica visa reduzir em até 30% os custos de exportações, permitindo que produtos como grãos e matérias-primas cheguem de forma mais competitiva aos mercados internacionais. Imagine uma mercadoria saindo de Campo Grande, no Brasil, percorrendo uma distância muito menor até o porto de Santos, e de lá para o mercado asiático. Isso se traduz em uma economia de 9,7 mil km!
Brasil: O ponto de partida
No Brasil, a construção da Rota Bioceânica já está a todo vapor. O trajeto começa em Campo Grande e segue pelas BR-060 e BR-267 até Porto Murtinho, na divisa com o Paraguai. As melhorias incluem a adição de 15 km de terceira pista e acostamentos, além de R$ 240 milhões investidos pelo governo federal. A construção dos acessos à nova Ponte Internacional Bioceânica, que ligará o Brasil ao Paraguai, envolve 13,63 km de estrada e aduanas, com um custo de R$ 472 milhões.
Paraguai
O Paraguai tinha um longo caminho pela frente, com 275 km sem pavimentação entre Carmelo Peralta e Loma Plata. Mas, em tempo recorde, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2022, essa parte foi concluída antes do prazo, com um investimento de US$ 445 milhões. O próximo trecho, de 224 km até a fronteira argentina, está em andamento, financiado pelo F Plata com US$ 353 milhões.
Argentina: ponte e pavimentação
Na Argentina, a ponte Mission De La Paz passou nos testes de carga, mas há planos para talvez construir uma nova ponte sem pilares no meio do rio. Além disso, 22 km de estrada até a cidade de Mission De La Paz precisam ser pavimentados, uma obra já encaminhada para começar. Os trechos seguintes, totalizando 121 km até a Ruta Nacional 34, estão prontos e em boas condições.
Chile: rumo aos portos
No Chile, a Rota Bioceânica atravessa a Ruta 27 até São Pedro de Atacama e segue pela Ruta 23 até Calama. De lá, as mercadorias podem seguir para os portos de Antofagasta, Tocopilla, Iquique e Arica. Essas rodovias estão em ótimas condições, preparadas para facilitar a exportação, especialmente de grãos, para o mercado asiático.
Estamos próximos de ver a Rota Bioceânica se tornar realidade. A construção dessa superestrada vai revolucionar a logística e a economia dos quatro países envolvidos. Conectar dois oceanos de maneira terrestre vai reduzir custos, distâncias e tempos de transporte, fortalecendo as exportações e importações de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Essa é a nova era para a logística sul-americana, e os benefícios serão sentidos por todos.