Casa de concreto impressa em 3D no RS, usando microconcreto SikaCrete® 3D. Projeto sustentável, 30% mais barato, com isolamento térmico, construído em 60h.
Uma casa de concreto inteiramente construída em 3D foi erguida no Rio Grande do Sul, utilizando-se microconcreto SikaCrete® 3D. Esse projeto inovador e sustentável envolveu uma parceria entre três empresas brasileiras, resultando em uma edificação 30% mais barata e com excelentes propriedades de isolamento térmico. A construção foi finalizada em apenas 60 horas.
Esse projeto de construção 3D, uma forma avançada de construção aditiva, destaca-se pela aplicação de microconcretos especialmente desenvolvidos para linha de microconcretos. A Sika, líder global no setor, demonstrou mais uma vez seu compromisso com a inovação e sustentabilidade. Procedimentos mais eficientes e materiais de alta qualidade foram fundamentais para o sucesso dessa obra vanguardista.
Inovações no Setor de Construção
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos, sendo a líder no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção, bem como na indústria automobilística. Possui filiais em 103 países e mais de 400 plantas pelo mundo. Com um time de mais de 33.000 colaboradores, a empresa gerou vendas anuais de CHF 10,49 bilhões em 2022. No Brasil, a companhia também detém marcas como Baucryl®, BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Quartzobrás® e Qualimassa®, oferecendo soluções completas para a obra, desde o alicerce até o acabamento.
- Túnel subaquático no Brasil ligará 11 municípios! Obra com 29 metros de profundidade custará R$ 1 bilhões e gerará 11 MIL empregos
- Como pontes sobre a água são construídas? A ENGENHARIA por trás dessas estruturas incríveis
- Barragem de US$ 5 bilhões no Rio Nilo pode causar guerra na África? Egito enfrenta risco de falta d’água enquanto Sudão pode sofrer inundações
- Construção do RODOANEL de Belo Horizonte vai tirar 15 mil caminhões das ruas, economizar 50 minutos por viagem e gerar 15 mil empregos
Projeto de Construção 3D no Rio Grande do Sul
Localizada na zona rural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma casa térrea de 80 metros quadrados foi construída. Essa residência conta com dois quartos, banheiro, sala de estar, cozinha e área de serviço. Manfredo Belohuby, Gerente Regional de Inovação e Digitalização da Sika, comentou sobre a construção: ‘A primeira construção é um sucesso. A casa foi concluída em cerca de 60 horas e não utilizou madeira, pregos ou ferragens para levantar as paredes de 4,5 metros de altura. Apenas um operário foi necessário para supervisionar a impressão’. Ele também destacou que esse método é mais rápido e econômico comparado aos métodos tradicionais de construção, promovendo economia em mão de obra, material e tempo.
Parceria e Equipamentos de Impressão 3D
A residência foi erguida por meio de uma impressora 3D específica para construção, desenvolvida pela empresa gaúcha 3D Printek, de Caxias do Sul. Essa tecnologia robótica é combinada com um sistema de controle que garante a qualidade técnica do concreto durante a impressão. A m-tec, empresa de Indaiatuba, São Paulo, forneceu o sistema de bombeamento e dosagem. A impressora para construção 3D é uma estrutura treliçada que dispõe o concreto camada por camada, economizando material e minimizando desperdícios.
Utilização de Microconcreto e Sustentabilidade
Para a construção da casa de Caxias do Sul, foram usadas cerca de 20 toneladas de concreto, tudo controlado por computador. A Sika Brasil forneceu a matéria-prima específica para a impressão, o SikaCrete® 732 3D. Este microconcreto foi desenvolvido para impressão rápida, precisa e econômica. É um pó cimentício com fibras e polímeros, monocomponente que só precisa ser misturado com água, conferindo alta resistência à compressão, alta velocidade de impressão e tempo de pega ajustável. Além disso, o processo de construção 3D é mais sustentável, reduzindo desperdícios e impacto ambiental em comparação com o bloco de concreto e tijolos tradicionais.
Vantagens da Construção 3D
Além da economia de material, não há praticamente desperdício no processo, como afirmou Manfredo Belohuby: ‘Você praticamente não tem desperdício de material, uma vez que você colocou a quantidade no equipamento, você não perde o material’. A casa de Caxias do Sul foi cerca de 30% mais barata em termos de alvenaria, comparada a uma casa do mesmo tamanho construída pelo método tradicional. Outras vantagens incluem melhor isolamento térmico e acústico e menor custo de manutenção. Além das paredes, a fundação também foi impressa com a mesma tecnologia de impressão digital. A instalação elétrica e hidráulica, bem como o acabamento, são realizados segundo as preferências do proprietário ou da construtora.
Crescimento da Tecnologia de Impressão 3D
A tecnologia de manufatura aditiva, popularmente conhecida como construção aditiva 3D, está se destacando como uma inovação transformadora na indústria da construção. Empresários e instituições estão explorando esta tecnologia para revolucionar a construção de casas, edifícios e infraestruturas diversas. Em Franca, no Estado de São Paulo, novas casas serão construídas com a mesma tecnologia. A empresa Free Form adquiriu uma impressora da 3D Printek, junto com um sistema de bombeamento e dosagem da m-tec e produtos da linha Sikacrete® 3D para construir dez casas já vendidas.
Potencial Futuro da Construção 3D
Manfredo Belohuby enxerga grande potencial na construção aditiva para habitações populares, como os projetos do Minha Casa Minha Vida, visando reduzir o déficit habitacional. Outras aplicações incluem mobiliário urbano e infraestrutura. A construção 3D oferece possibilidades infinitas, permitindo criar cômodos curvos e objetos personalizados, inviáveis com métodos tradicionais. Desde componentes menores, como mobiliário urbano, até grandes edifícios e infraestrutura civil, a tecnologia pode transformar a construção como conhecemos.
Viabilidade e Benefícios da Construção 3D
A casa de Caxias do Sul foi um exemplo das vantagens da construção aditiva: economia de mão de obra, eficiência de material, rapidez na construção e liberdade de design. Além disso, a sustentabilidade é elevada devido à redução de resíduos e menor impacto ambiental. Essas inovações prometem transformar a indústria, tornando a construção de casas mais acessível e eficiente, especialmente para construções populares e de baixa renda.
Manfredo Belohuby, Gerente Regional de Inovação e Digitalização da Sika, declarou: ‘O processo é mais ágil e barato do que métodos de construção tradicionais.’ Essa declaração resume a revolução que a construção 3D está trazendo para a indústria, com ganhos econômicos e de sustentabilidade significativos.
Fonte: francine@comunic.com.br