Com o crescimento constante da produção de grãos na região dos estados do Matopiba, o Consórcio SUA Granéis, que possui um terminal no complexo portuário, pretende utilizar o Porto de Suape para realizar a exportação dessas mercadorias nos próximos anos.
Nessa sexta-feira, (17/06), o Consórcio SUA Granéis está com grandes expectativas para o Porto de Suape, localizado no estado de Pernambuco. Isso, pois, a empresa pretende utilizar o seu terminal no complexo para realizar a exportação dos grãos produzidos na região dos estados do Matopiba, formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os quais possuem uma forte presença no ramo do agronegócio focado nesse tipo de mercadoria.
Porto de Suape poderá ser rota de exportação dos grãos produzidos na região do Matopiba com o novo olhar da SUA Granéis para a realização das operações no complexo
O Porto de Suape é um dos mais relevantes de todo o Brasil quando se trata da eficiência na realização da exportação de mercadorias e, por isso, o Consórcio SUA Granéis agora busca novas utilizações para sua parte no local.
Isso, pois durante o mês de março deste ano, a empresa de logística portuária arrematou o Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Suape em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo, e pretende utilizá-lo para o escoamento da produção dos estados do Matopiba para a exportação.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
A região, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem sendo marcada por uma crescente na produtividade de grãos e pela necessidade de novas rotas de escoamento das mercadorias.
De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados durante este mês, a safra de grãos do Nordeste deve crescer quase 17% em 2022, chegando a 28 milhões de toneladas, significando um recorde na série histórica. Assim, o Consórcio SUA Granéis verifica um ótimo cenário para expandir a exportação dos produtos.
Dessa forma, Manoel Ferreira, diretor da SUA Granéis, comentou sobre o futuro da exportação dos grãos pelo Porto e Suape e ressaltou que a região poderá crescer ainda mais com a utilização do complexo portuário para a realização das operações ao longo dos próximos meses.
Manoel finalizou: “O Matopiba está no nosso radar! Sete dos nove Estados da região devem puxar o crescimento e, três deles, Maranhão, Piauí e Bahia, os quais integram o Matopiba, devem colher algo próximo de 26 milhões de toneladas, pouco mais de 90% do total”.
Evento realizado pela SUA Granéis no complexo discutiu necessidade da utilização do complexo para a exportação dos grãos produzidos no Matopiba
Na manhã desta sexta-feira aconteceu um evento realizado pela SUA Granéis e outros representantes do agronegócio e do setor portuário, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape. O principal tema da reunião foi o crescimento da produção de granéis vegetais da região do Matopiba e o potencial de escoamento pelo Porto de Suape, bem como a utilização do complexo para a exportação dos grãos.
Além disso, também houve uma palestra do diretor-executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, que também é consultor da Aprosoja — Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso.
O evento foi base para a discussão do novo plano de escoamento da produção de grãos da região Matopiba por meio do Porto de Suape e a SUA Granéis pôde expor o seu projeto para o terminal no futuro.
Agora, a empresa destaca que continuará buscando novas formas de utilizar o seu terminal no Porto de Suape para atrair ainda mais contratos e parcerias com produtores de grãos, com foco na região do Matopiba, ao longo dos próximos meses.