1. Início
  2. / Indústria
  3. / Consórcio SUA Granéis pretende utilizar o Porto de Suape para realizar exportação de grãos produzidos na região do Matopiba
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura

Consórcio SUA Granéis pretende utilizar o Porto de Suape para realizar exportação de grãos produzidos na região do Matopiba

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/06/2022 às 20:57
Com o crescimento constante da produção de grãos na região dos estados da Matopiba, o Consórcio SUA Granéis, que possui um terminal no complexo portuário, pretende utilizar o Porto de Suape para realizar a exportação dessas mercadorias nos próximos anos.
Fonte: Fredson Paiva Repórter

Com o crescimento constante da produção de grãos na região dos estados do Matopiba, o Consórcio SUA Granéis, que possui um terminal no complexo portuário, pretende utilizar o Porto de Suape para realizar a exportação dessas mercadorias nos próximos anos.

Nessa sexta-feira, (17/06), o Consórcio SUA Granéis está com grandes expectativas para o Porto de Suape, localizado no estado de Pernambuco. Isso, pois, a empresa pretende utilizar o seu terminal no complexo para realizar a exportação dos grãos produzidos na região dos estados do Matopiba, formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os quais possuem uma forte presença no ramo do agronegócio focado nesse tipo de mercadoria. 

Porto de Suape poderá ser rota de exportação dos grãos produzidos na região do Matopiba com o novo olhar da SUA Granéis para a realização das operações no complexo

O Porto de Suape é um dos mais relevantes de todo o Brasil quando se trata da eficiência na realização da exportação de mercadorias e, por isso, o Consórcio SUA Granéis agora busca novas utilizações para sua parte no local.

Isso, pois durante o mês de março deste ano, a empresa de logística portuária arrematou o Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Suape em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo, e pretende utilizá-lo para o escoamento da produção dos estados do Matopiba para a exportação. 

A região, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem sendo marcada por uma crescente na produtividade de grãos e pela necessidade de novas rotas de escoamento das mercadorias.

De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados durante este mês, a safra de grãos do Nordeste deve crescer quase 17% em 2022, chegando a 28 milhões de toneladas, significando um recorde na série histórica. Assim, o Consórcio SUA Granéis verifica um ótimo cenário para expandir a exportação dos produtos. 

Dessa forma, Manoel Ferreira, diretor da SUA Granéis, comentou sobre o futuro da exportação dos grãos pelo Porto e Suape e ressaltou que a região poderá crescer ainda mais com a utilização do complexo portuário para a realização das operações ao longo dos próximos meses.

Manoel finalizou: “O Matopiba está no nosso radar! Sete dos nove Estados da região devem puxar o crescimento e, três deles, Maranhão, Piauí e Bahia, os quais integram o Matopiba, devem colher algo próximo de 26 milhões de toneladas, pouco mais de 90% do total”.

Evento realizado pela SUA Granéis no complexo discutiu necessidade da utilização do complexo para a exportação dos grãos produzidos no Matopiba

Na manhã desta sexta-feira aconteceu um evento realizado pela SUA Granéis e outros representantes do agronegócio e do setor portuário, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape. O principal tema da reunião foi o crescimento da produção de granéis vegetais da região do Matopiba e o potencial de escoamento pelo Porto de Suape, bem como a utilização do complexo para a exportação dos grãos. 

Além disso, também houve uma palestra do diretor-executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, que também é consultor da Aprosoja — Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso.

O evento foi base para a discussão do novo plano de escoamento da produção de grãos da região Matopiba por meio do Porto de Suape e a SUA Granéis pôde expor o seu projeto para o terminal no futuro. 

Agora, a empresa destaca que continuará buscando novas formas de utilizar o seu terminal no Porto de Suape para atrair ainda mais contratos e parcerias com produtores de grãos, com foco na região do Matopiba, ao longo dos próximos meses.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos