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Conheça o primeiro navio do mundo que pode ser carregado em mar aberto, por turbinas eólicas offshore e que dispensa paradas em terra!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/12/2023 às 08:48
navio, elétrico, offshore
Imagem: divulgação/Damen

Descubra como o SOV 7017 da Damen Shipyards Group está mudando o cenário da navegação com seu sistema de carregamento Ininterrupto em mar aberto 

Segundo o site Olhar Digital, os mares estão prestes a testemunhar uma revolução na indústria naval com o lançamento do SOV 7017, o maior navio elétrico alimentado por turbinas eólicas offshore. Com 70 metros de comprimento, 17 metros de largura, 60 cabines para a tripulação e 40 para técnicos, este navio elétrico promete uma experiência inigualável em termos de eficiência energética e sustentabilidade.

Carregamento ininterrupto em mar aberto  

Conheça a inovadora tecnologia que permite ao SOV 7017 recarregar suas baterias sem precisar atracar, utilizando turbinas eólicas em alto mar.

A grande novidade do SOV 7017 é a capacidade de recarga em mar aberto, eliminando a necessidade de paradas em terra. Durante o Offshore Energy Exhibition & Conference 2023 em Amsterdã, a Damen Shipyards Group revelou esse navio elétrico revolucionário, que pode ser carregado usando turbinas eólicas offshore instaladas em alto mar. Imagine um posto de abastecimento em alto mar, substituindo as tradicionais bombas de gasolina por turbinas eólicas. Essa é a visão futurista do carregamento ininterrupto do SOV 7017.

Eficiência e sustentabilidade em ação 

Saiba como o SOV 7017 contribui para a eficiência operacional, redução de custos e emissões, mantendo a segurança e a praticidade no centro de sua operação.

O SOV 7017 foi projetado para se integrar perfeitamente às estruturas pré-existentes de parques eólicos em mar aberto. Equipado com conectores de 4 MW e um sistema de compensação de movimentos desenvolvido em colaboração com a empresa britânica MJR Power & Automation, o navio elétrico se conecta às turbinas eólicas para recarregar suas baterias de fosfato de ferro-lítio. Paul Cairns, diretor administrativo da MJR, destaca que essa abordagem de carregamento não apenas oferece economia, mas também garante a segurança de pessoal e infraestrutura.

Foto: Divulgação

Ao recuperar a energia de uma única turbina, o SOV 7017 pode reabastecer as baterias em algumas horas, graças aos dois sistemas de carregamento a bordo. O primeiro, com 15 MWh de capacidade, é destinado à navegação totalmente elétrica, enquanto o segundo, com 10 MWh, atende a operações em que 75% do tempo são realizadas com propulsão elétrica. Para garantir a confiabilidade em situações emergenciais, o navio elétrico conta ainda com um motor a diesel.

Em um mundo em constante busca por soluções sustentáveis, o SOV 7017 da Damen Shipyards Group se destaca como um exemplo brilhante de inovação, eficiência e comprometimento ambiental. Este navio elétrico não é apenas uma promessa para o futuro da navegação, mas uma realidade que já navega pelos mares, impulsionando a indústria offshore em direção a um horizonte mais verde e sustentável.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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