Tecnologia verde redefine a navegação, impulsionada por 192 painéis solares e 37.500 kWh de energia limpa anualmente.
Prepare-se para uma nova era na navegação. O primeiro navio cargueiro solar híbrido do mundo, o Blue Marlin, está pronto. Ele promete transformar o transporte de cargas, combinando inovação e sustentabilidade.
A parceria Wattlab e HGK Shipping revoluciona
A descarbonização do transporte por hidrovias ganha um impulso gigantesco. Isso graças a uma parceria visionária entre a holandesa Wattlab, especialista em energia solar, e a alemã HGK Shipping, gigante do transporte fluvial. O navio cargueiro solar híbrido Blue Marlin é o resultado dessa união. Sua cerimônia de batismo ocorreu em Hamburgo, Alemanha, em 3 de julho. Este marco sela o compromisso com um futuro mais verde.
Como o Blue Marlin Gera 37.500 kWh/ano de energia limpa
A tecnologia a bordo do Blue Marlin é surpreendente. Ele conta com 192 painéis solares que geram impressionantes 37.500 quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano. A instalação aconteceu no estaleiro De Gerlien van Tiem, na Holanda. Essa energia solar alimenta os sistemas de bordo e, crucialmente, a propulsão do navio. O Blue Marlin é o primeiro navio de transporte interior a depender diretamente da energia do sol. Além disso, ele possui um sistema de propulsão diesel-elétrico “Future Fuel Ready” e otimização para operar em águas baixas. A tecnologia SEAFAR permite a navegação controlada remotamente.
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Eficiência e sustentabilidade em águas rasas
Com 86 metros de comprimento e 9,5 metros de largura, o Blue Marlin foi projetado para máxima eficiência. Seu calado de apenas 1,10 metro é perfeito para operações em águas rasas. A manobrabilidade é garantida por hélices duplas Veth e um propulsor de proa. Seu design modular permite o acoplamento de barcaças, aumentando sua capacidade para até 3.110 toneladas de carga. O navio cargueiro solar híbrido transporta principalmente mercadorias a granel para a Salzgitter AG, uma das maiores produtoras de aço da Europa.
Menos CO2, mais eficiência no transporte fluvial
A instalação solar do Blue Marlin opera em harmonia com quatro geradores a diesel. Essa sinergia permite o “peak shaving”, reduzindo o consumo de energia em horários de pico. O sistema automatizado de gerenciamento de energia distribui eletricidade de forma precisa, otimizando a eficiência e cortando o consumo de combustível. A expectativa é uma redução significativa nas emissões de CO2, podendo chegar a 36.000 kg por ano. O navio cargueiro solar híbrido Blue Marlin já foi reconhecido com o prestigiado Prêmio Gold Green. Ele é um passo gigante rumo à sustentabilidade na logística.