Cemig SIM certificou os primeiros clientes pelo consumo e geração de energias renováveis em seu novo titulo Cemig SIM REC no município de Belo Horizonte(MG)
O termo ESG está cada vez mais presente no cotidiano das empresas de todos os setores produtivos. Os investimentos em energia renovável e as estratégias vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização das nações Unidas (ONU) têm destaque nos planos estratégicos das empresas e a descarbonização é um dos pilares desse novo posicionamento de mercado. E para demonstrar a liderança de seus clientes em práticas sustentáveis, a Cemig SIM – empresa do Grupo Cemig atuante no mercado de energia solar por assinatura – está lançando o certificado de energias Renováveis Cemig SIM ou Cemig SIM REC: o título que confirma as credenciais ambientais de empresas e instituições através da rastreabilidade da origem de uma energia completamente limpa
O novo Cemig SIM REC pode ser solicitados digitalmente de forma gratuita, o que facilita o acesso de todos os clientes de SIM. A certificação é auditada e segura, além de aprovar as ações de empresas de diversos setores na implantação de práticas ambientalmente corretas relacionadas à produção e consumo de energias renováveis nos parques solares SIM instalados em 14 cidades mineiras.
O Presidente do SIM, Danilo Gusmão, sublinha: “Este título representa o valor de todas as organizações certificadas, especialmente aquelas comprometidas com a agenda ESG, pois a rastreabilidade permite zero emissões de CO2 relacionadas com o consumo de energia”. A energia solar da SIM evitou que mais de 25.000 toneladas de dióxido de carbono fossem emitidas na atmosfera desde que iniciou suas operações em 2019.
- Itaipu inaugura usina solar de R$ 3 milhões em Cascavel e surpreende ao transformar aterro sanitário em fonte de energia limpa – você não vai acreditar como isso vai mudar a cidade!
- Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar e eólica! Descubra como essa nova tecnologia vai transformar o futuro!
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
- Bill Gates continua apostando na revolução das energias renováveis, desta vez com turbinas eólicas dobráveis, que são mais fáceis de transportar e montadas 10 vezes mais rápido que as convencionais
A importância do Cemig SIM REC para o mercado de energias renováveis
O Certificado de Energias Renováveis Cemig SIM ou Cemig SIM REC (Renewable Energy Certificate) foi feito para que os clientes do SIM possam demonstrar aos públicos-alvo e demais stakeholders do projeto, como a marca está posicionada na implementação de práticas ecologicamente corretas
Com a SIM REC, as empresas da base SIM com geração de energias renováveis há pelo menos 12 meses serão incluídas na lista das grandes empresas reconhecidas mundialmente por iniciativas sustentáveis. Através da rastreabilidade da energia produzida, o cliente recebe um documento que certifica a origem desta energia de fontes renováveis.
O padrão de certificação segue a premissa do Protocolo Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (PBGHG –GreenHouse Gases) criado em 2008, que define uma ferramenta de cálculo para estimar as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Sobre o CEMIG SIM
Fundada em 2019, a Cemig SIM atua no mercado de energia solar por assinatura com planos voltados para residências e pequenas empresas e indústrias, adequados ao consumo de microgeração ou geração em pequena escala. Após quase três anos de operação, a empresa possui mais de 6.000 clientes e 21 usinas solares em 14 cidades mineiras. Em 2021, a empresa aumentou sua base de clientes em 41%, reduzindo as tarifas de energia em mais de 38 milhões de reais para sua base de clientes. Este ano, o número de clientes aumentou 16%. A satisfação do SIM também é alta. De acordo com a última pesquisa NPS, 79% dos clientes estão satisfeitos com o serviço prestado. O plano estratégico da empresa prevê um investimento de 1 bilhão de reais até 2025.