O navio FLNG, conhecido como Prelude, é um projeto colossal da Shell, uma das principais empresas de petróleo e gás do mundo. Este gigantesco navio foi construído para extrair e liquefazer gás natural diretamente no mar, sem a necessidade de instalações terrestres.
O Prelude FLNG foi construído pela Samsung Heavy Industries, na Coreia do Sul, em 2012. Com 488 metros de comprimento, 74 metros de largura e 105 metros de altura, o navio pesa cerca de 300.000 toneladas quando totalmente carregado. Para colocar isso em perspectiva, a quantidade de aço usada na construção do Prelude é equivalente à construção de 35 Torres Eiffel.
Localizado a aproximadamente 200 km da costa noroeste da Austrália, o Prelude é ancorado ao fundo do mar com estruturas robustas que garantem sua estabilidade, mesmo em condições climáticas extremas, como ciclones de categoria 5. Ele é projetado para suportar ventos de até 304 km/h e ondas gigantescas.
O navio Prelude é capaz de produzir 5,3 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL), condensado e gás liquefeito de petróleo (GLP) anualmente.
Para liquefazer o gás natural, ele é resfriado a -162°C, reduzindo seu volume em 600 vezes, o que facilita o armazenamento e transporte.
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
- Petrobras tem plano audacioso de investimentos: a área de exploração e produção contará com um orçamento de US$ 77 bilhões (R$ 440 bilhões), enquanto US$ 20 bilhões (R$ 114 bilhões) serão destinados ao refino
- Brasil e Argentina fecham mega-acordo para importar gás natural barato e revolucionar a integração energética na América do Sul!
Trabalhar no navio FLNG é como viver em uma pequena cidade flutuante. O Prelude possui acomodações para até 300 tripulantes, com instalações que incluem refeitórios, cozinhas, academias e áreas de lazer. A equipe é transportada até o navio por helicópteros, graças ao heliponto a bordo.
Manter uma operação tão complexa no meio do mar não é tarefa fácil.
O Prelude já enfrentou diversos problemas, incluindo falhas elétricas e incêndios. Em fevereiro de 2020, o navio foi temporariamente fechado devido a problemas elétricos. Em dezembro de 2021, outro incêndio causou a interrupção da produção e a evacuação da maioria da tripulação.
Apesar dos desafios, o Prelude FLNG representa um avanço significativo na extração de gás natural. Seu projeto permite que ele seja movido para novos locais de extração quando os campos de gás se esgotam, aumentando sua utilidade e longevidade.
O navio continua a operar normalmente após reparos e melhorias em seus sistemas de segurança. Com sua tecnologia avançada e capacidade de produção, o Prelude FLNG é um exemplo impressionante de engenharia naval e inovação no setor de energia.