Descubra o novo veículo elétrico da BYD, com preço surpreendentemente acessível de apenas R$ 60 mil. O segredo para este valor competitivo reside em sua inovadora bateria de sódio, que não só apresenta maior segurança, mas também eficiência aprimorada em comparação com as tradicionais baterias de lítio.
A indústria de carros elétricos busca cada vez mais meios de desenvolver baterias mais baratas, com carregamento mais rápido e maior capacidade de armazenamento, visto que este componente é o que faz os modelos elétricos serem tão caros. De olho nisso, a China está focando no desenvolvimento de uma bateria de sódio barata, com a BYD lançando o primeiro carro elétrico a utilizar esse componente.
BYD surpreende o mercado lançando primeiro carro elétrico com bateria de sódio
Apesar dos pesquisadores afirmarem que essas baterias são adequadas apenas para aplicações estacionárias, a maior montadora de carros elétricos da China, BYD, surpreende o mercado com seu primeiro carro elétrico com bateria de sódio.
Indo muito além, a gigante planeja implantar esta nova tecnologia de bateria de sódio em toda sua gama de carros elétricos, visto que esta oferece uma grande vantagem em relação às baterias de íons de lítio.
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Quando olhamos para a tabela periódica, é possível notar que o sódio fica ao lado do lítio, possuindo propriedades físicas e químicas muito parecidas, entretanto, o sódio é muito mais abundante, podendo ser encontrado no sal como cloreto de sódio, sendo mais fácil de extrair e processar.
Além disso, a extração desse mineral é ainda menos poluente do que a de Lítio, que tem impacto negativo ao meio ambiente. Além disso, a bateria de sódio, utilizada no carro elétrico da BYD, é mais fácil de reciclar.
O preço do hidróxido de lítio subiu de US$ 6.800 para US$ 78 mil por toneladas métricas, enquanto o hidróxido de sódio está em US$ 800 por tonelada métrica. Desta forma, a principal vantagem da bateria de sódio é o impacto no preço final dos carros elétricos.
Nova bateria de sódio do carro elétrico da BYD promete mais segurança
Como é possível observar nos noticiários, é muito comum carros elétricos com bateria de lítio pegarem fogo quase que instantaneamente. Esse é um problema de segurança que as baterias de íons de sódio não tem.
Entretanto, este novo componente é um rival mais voltado às baterias de LFP, nas quais a Tesla e outras fabricantes estão focando atualmente. A CATL cita até 160 Wh/Kg nas células de íons de sódio de primeira geração, o que é ainda maior que o primeiro pacote LFP que a Tesla usou no Tesla Model 3 em 2020.
As baterias de sódio são superiores às LFP em dois pontos críticos: Elas podem ser recarregadas muito mais rápido e são muito mais resistentes a temperaturas frias. Enquanto as de LFP perdem capacidade significativa em temperaturas mais frias, as de sódio mantêm 90% da sua capacidade mesmo a menos 20 ºC.
Conheça o Carro elétrico da BYD com bateria de sódio
Uma das soluções para baratear a produção pode ter sido encontrada pela BYD que apresentou, na China, seu carro elétrico BYD Seagull, um compacto que será vendido por cerca de R$ 60 mil. O segredo do modelo é a bateria de sódio que, como citado anteriormente, é uma alternativa mais barata.
O carro elétrico da BYD contará com duas opções de motor, de 55 kW ou 75 kW e autonomia de até 405 km. A velocidade máxima do compacto será de aproximadamente 130 km/h. As vendas começaram na China no dia 18 de julho.
Segundo a imprensa da China, a BYD deve equipar todos os seus carros abaixo de R$ 150 mil com este tipo de componente. O primeiro conceito, entretanto, partiu da parceria entre JAC e Volkswagen, que desenvolvem juntas carros elétricos.