Rival da picape elétrica Cybertruck da Tesla possui um enorme diferencial: Painel solar gigante no teto e uma autonomia surpreendente
Enquanto a indústria automotiva de carros elétricos ainda espera freneticamente que a montadora de Elon Musk traga a picape elétrica Tesla Cybertruck, há um monte de novos carros elétricos do gênero surgindo. Uma entrada muito interessante é a picape elétrica com painel solar EdisonFuture EF1-T. Esta é uma subsidiária de veículos elétricos da SPI Energy, uma empresa chinesa que tem suas raízes no fornecimento de energia renovável. E a grande fama em torno deste EV, de aparência diferenciada, é o uso inteligente de painéis solares para adicionar mais autonomia em sua bateria.
Leia também
EdisonFuture EF1-T: rival da Tesla atraente, possui painel solar no teto e será fabricada na China
Fabricante de painéis solares com células fotovoltaicas, a SPI é dona também da Phoenix Motorcars, conhecida empresa de conversão de picapes e vans em veículos elétricos. Então juntando as duas, a EdisonFuture criou a EF1-T para usar energia solar.
Enorme, a principal concorrente da picape elétrica Tesla Cybertruck, EdisonFuture EF1-T, não chegará sozinha ao mercado americano, já que uma variante van/furgão também foi anunciada. Coincidentemente tendo iniciado conversões com a coreana Actyon Sports, a Phoenix apoia um produto novo. Layout único, duplo e tri-motor variando de 470 a 816 HP.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
EF1-T: A picape solar mais aguardada ao redor do mundo
Com a ambição de entrar no segmento recém-lançado de pick-ups elétricas full-size , EF1-T se define como uma picape solar. O compartimento de carga traseiro, com dois comprimentos possíveis (1,98 e 2,44 metros), pode ser totalmente aberto ou com fecho aerodinâmico que lembra um tatu e forrado com painéis solares. Seu papel é óbvio: fornecer energia, melhorar a aerodinâmica e cobrir a carga.
Seus detalhes externos incluem o degrau retrátil para subir ou descer, os espelhos através de câmeras de vídeo, ampla distância ao solo, alças ocultas ou lanternas traseiras em forma de T que cobrem os cantos. No interior, encontraremos painéis solares na parte superior do painel, luz ambiente, espaço para cinco pessoas, tela de infoentretenimento de 17,5 polegadas, etc.
Versões alternativas
Eles pretendem oferecer três versões: EF1-T Standard com motor único, EF1-TP Premium com motor bimotor e EF1-TS Super com dois ou três motores. Eles diferem na capacidade de aceleração (0-96 km/h em 6,5 a 3,9 segundos) e na carga que podem rebocar, mais de 7.500-8500 libras, ou seja, mais de 3,4 a 3,85 toneladas. Os preços não foram comunicados.
Aproveitando a mesma plataforma, EdisonFuture oferecerá a van EF1-V totalmente encorpada, o elo que faltava entre a van usual na Europa, com uma única cabine -para três pessoas- e espaço de carga completo, e uma pick-up americana totalmente fechada. As portas traseiras são deslizantes e abrem para trás, além do hatchback de folha dupla. A apresentação será no próximo dia 17 de novembro, na qual se espera aceitar as primeiras encomendas.
Por fim, a autonomia não foi declarada e nem a potência da intermediária. Sabe-se que a Super tem três motores, então, a Premium deve ser AWD com dois. Não há previsão de preço ainda, mas se vingar, será uma opção interessante para os entusiastas.