1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/10/2023 às 09:47
Conheça o carro elétrico mais econômico do Brasil com consumo equivalente a 52,7 km/l
Foto: DALL_E

Renault Kwid elétrico é considerado o carro elétrico mais econômico do Brasil entregando consumo equivalente a mais de 50 km/l, maior que alguns carros a combustão.

Você sabia que o carro elétrico mais econômico é do Brasil? Até recentemente, antes da popularização dos carros elétricos, diversas tecnologias eram incorporadas aos veículos, como o motor Turbo, flex e de três cilindros, buscando reduzir o consumo de combustível. Quando um carro alcançava uma marca próxima de 15 km/l, era amplamente promovido como econômico: ostentava etiquetas nos vidros, era destaque em comerciais de televisão e estampava as capas de jornais e revistas. Tudo isso era uma estratégia para persuadir o consumidor a adquirir um modelo que prometesse maior economia e benefício ao seu bolso.

Carro elétrico mais econômico do Brasil ultrapassa o equivalente a 50 km/l

Um Renault Clio, que fazia em média 12,5 km/l, era algo surpreendente para a época, visto que alcançar 15,8 km/l na estrada, com gasolina no tanque, era um feito e tanto. Agora os tempos são outros, e quem lidera a tabela  do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, são os carros movidos por baterias, que já ultrapassam o equivalente a 50 km/l.

Vale destacar que a forma de medir o consumo dos carros elétricos é diferente dos modelos movidos a motor a combustão. Os veículos avaliados, entretanto, fazem testes em pista e medição de consumo em laboratório, seguindo normas da ABNT NBR 7024.

Dados do Inmetro

Entretanto, de acordo com o Inmetro, é necessário comparar os resultados dos de veículos que utilizam combustíveis diferentes (etanol, gasolina e diesel). Desta forma, os dados são convertidos para Joule. Essa unidade, desta forma, mede a quantidade de energia necessária para um determinado deslocamento. 

Além disso, a conta considera quanto o carro elétrico mais econômico do Brasil consome em kW/ 100 km na comparação com um similar a combustão. De acordo com os cálculos feitos pelo órgão, os resultados são bem próximos da condição real. Assim, o título da tabela de 2023 fica com o Renault Kwid elétrico, com dados apontando seu consumo em 52,7 km/l.

Conheça o Renault Kwid elétrico, carro elétrico mais econômico do Brasil

O Renault Kwid elétrico 2024 é um dos carros elétricos mais em conta do país, que chega com tecnologia e comodidade entre os destaques. O carro elétrico mais econômico do Brasil traz um motor elétrico com bateria de íon-lítio com capacidade para 26,8 kWh.

O propulsor gera 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 14,6 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. Além disso, o hatch elétrico da Renault conta com transmissão automática de uma marcha e tração dianteira.

O carro elétrico conta com autonomia de até 185 km, de acordo com o INMETRO. O tempo de carregamento do modelo varia entre 40 minutos com Recarga Rápida (DC) 30 kW, 2h54 minutos com Wallbox (AC) e 8h57 minutos com carregador portátil (220V 10A).

O interior do Renault Kwid elétrico conta com painel de instrumentos com mostradores em LED, ar-condicionado, bancos com revestimento premium, computador de bordo, console central, painel de instrumentos com mostradores em LED, multimídia 7 polegadas com espelhamento de smartphone Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Outros carros elétricos econômicos

Logo atrás do Renault Kwid elétrico no posto de carro elétrico mais econômico do Brasil está o Hyundai Kona EV, onde seu consumo na cidade é de 52,5 km/l e na estrada é de 40,6 km/l. Disponível em versões híbridas e elétricas, o Hyundai Kona EV custa R$ 189.990 quando movido por baterias. O modelo vem equipado com motor elétrico dianteiro de 136 cavalos e 40,3 kgfm de torque.

Em terceiro lugar está o Dolphin, da recém chegada BYD, que alcança um consumo de 51,9 km/l. O modelo de entrada chegou em junho por R$ 149.800, contando com motor elétrico de 95 cavalos e 18,3 kgfm de torque.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x