Conheça o maior caranguejo do mundo que pode chegar ao tamanho de um carro: caranguejo gigante do Japão possui 3,7 m de envergadura e chama a atenção do mundo inteiro.
O caranguejo-aranha-gigante japonês é uma das criaturas mais fascinantes do Reino dos Artrópodes e chama atenção pelo seu tamanho descomunal. Considerado o maior caranguejo do mundo, esse animal marinho é nativo das profundezas do Oceano Pacífico, próximo à costa do Japão, onde habita regiões frias e abissais. O caranguejo gigante do Japão pode atingir impressionantes 3,7 metros de envergadura, quando medido da ponta de uma pata à outra — uma dimensão que o torna comparável ao comprimento de um carro compacto, como o Fiat Uno.
Além do tamanho surpreendente, o caranguejo-aranha-gigante japonês (nome científico Macrocheira kaempferi) também impressiona pela aparência peculiar: possui pernas longas e finas, corpo alaranjado com manchas esbranquiçadas e uma carapaça robusta que ajuda na camuflagem entre rochas e sedimentos do fundo do mar. Apesar de sua aparência intimidadora, trata-se de uma espécie relativamente pacífica, que se alimenta principalmente de moluscos, restos orgânicos e pequenos animais.
Este gigante das profundezas pode viver por várias décadas — há registros de indivíduos com mais de 100 anos — e é considerado um verdadeiro fóssil vivo, tendo mudado muito pouco ao longo de milhões de anos de evolução. Sua existência reforça o quão pouco conhecemos sobre a biodiversidade marinha em áreas profundas, e como criaturas tão antigas ainda desempenham papéis importantes nos ecossistemas submarinos.
-
Veja 9 cuidados essenciais para não ser enganado ao abastecer em postos de combustíveis
-
EUA ‘copiam’ o Shahed, drone kamikaze do Irã
-
Finalmente a Microsoft testa melhorias no modo escuro do Windows 11
-
As 10 tecnologias que podem reinventar o mundo: baterias estruturais, fusão nuclear, nanoenzimas e mais inovações do Fórum Econômico Mundial
Maior caranguejo do mundo pode ultrapassar os 18 quilos
Antes de prosseguir é importante mencionar que o caranguejo é um animal artrópode pertencente ao grupo dos crustáceos, assim como lagostas e lagostins. São animais com carapaça resistente e 10 patas, sendo o primeiro par dotado de pinças. Estes curiosos animais podem ser encontrados em ambiente marinho, de água doce e até mesmo terrestre.
Voltando ao caranguejo gigante do Japão, este animal notável habita as profundezas do oceano, entre 50 e 300 metros, nas águas ao redor do país asiático. Com o corpo robusto e arredondado, o maior caranguejo do mundo conta com pernas longas e finas que contribuem para a sua impressionante envergadura.
Seu peso pode ultrapassar os 18 kg, tornando-o um dos maiores artrópodes desconhecidos. A dieta desse gigante é bastante variada, sendo um animal onívoro que se alimenta tanto de matéria vegetal quanto animal. Além disso, ele é bastante conhecido pelo seu comportamento necrófago, consumindo organismos em decomposição.
O habitat natural do caranguejo-aranha gigante japonês é nas águas temperadas do norte do Oceano Pacífico, principalmente ao redor do Japão. A pesca comercial desta espécie acontece nessas regiões, onde os pescadores aproveitam a abundância do animal para fins comerciais. A profundidade que vivem também gera um ambiente ideal para sua sobrevivência, longe dos predadores de superfície.
Importância e curiosidades sobre o maior caranguejo do mundo
Além de sua importância ecológica, o caranguejo gigante do Japão tem um papel importante na cultura e economia local. A pesca deste animal é uma atividade tradicional em algumas regiões do país, contribuindo para a economia local. Além disso, sua aparência e tamanhos impressionantes fazem dele uma atração em aquários ao redor do mundo, onde é exibido para o público.
O gigante do Japão já conquistou recordes notáveis. Em 2013, um exemplar em cativeiro chamado Big Daddy, que era mantido no aquário Sea Life Blackpool, no Reino Unido, foi reconhecido pelo Guinness World Records por ter a perna mais longa de um caranguejo em cativeiro, medindo 1,43 m. Big Daddy viveu até os 80 anos, falecendo em 2016, demonstrando assim a longa vida que esses crustáceos podem alcançar.
Esses pontos fazem do caranguejo gigante japonês uma criatura fascinante, que continua intrigando os cientistas e entusiastas da vida marinha. Sua presença nos oceanos é um lembrete da diversidade e complexidade do mundo subaquático, fomentando a conservação e o estudo contínuo dessas espécies únicas.
Segundo maior caranguejo do mundo também impressiona
Além do gigante japonês, outra espécie que chama a atenção dos cientistas é o caranguejo dos Coqueiros. Com nome científico Birgus latro, essa espécie pode chegar a pesar até 4 kg, O que vale ao peso aproximado de um gato doméstico. Além disso, possui pernas longas que se estendem por quase 1 m de comprimento e choca qualquer um que entre em contato com eles, pois esses membros os ajudam a escalar Coqueiros, como o nome indica.
O habitat natural do ladrão-de-coco, como também é conhecido, são os atóis nos oceanos Índico e Pacífico, como são chamadas as pequenas ilhas oceânicas em forma de anel da região tropical. Nesses locais, o segundo maior caranguejo do mundo vive principalmente em tocas subterrâneas, que formam com fibras de casca de coco que se alimentam.
Esses também só vão para o mar com o intuito de depositar seus ovos, diferentemente de grande parte dos animais de sua espécie, sendo, em grande parte, seres terrestres. Apesar de ter o nome relacionado ao coco, esses animais contam com alimentação bastante variada que pode ser de frutas suculentas, caranguejos menores e já foram, inclusive, vistos comendo carne, em especial como carniceiros.
Em 2016, no entanto, o pesquisador Mark Laidre, da universidade de Darmouth College, em New Hampshire, registrou um ataque de um caranguejo a uma gaivota, evento observado pela primeira vez por especialistas.