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Conheça agora o novo modelo operacional para carga de vagão único instalado no Porto de Antuérpia-Bruges, reorganizando o tráfego ferroviário 

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/11/2023 às 17:42
porto - ferroviário - vagão
Foto: reprodução google imagens – porttechnology.org

Rumo à eficiência e sustentabilidade: Em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2024, o modelo inovador promete revolucionar a dinâmica ferroviária do Porto de Antuérpia-Bruges. Conheça os detalhes do novo sistema de carga de Vagão Único

Segundo o site Port Technology International, o Porto de Antuérpia-Bruges está revolucionando seu tráfego ferroviário com um modelo operacional inovador para a Carga de Vagão Único. Este ambicioso projeto tem como objetivo criar um sistema neutro e acessível a todas as partes interessadas, proporcionando vantagens significativas em eficiência e sustentabilidade.

A Railport Antwerpen, responsável pela implementação desse novo modelo, lançou recentemente um processo de concurso que agora revela os vencedores. Esta iniciativa para a Carga de Vagão Único é apenas o primeiro passo em direção a uma oferta mais eficiente e melhor para todos os envolvidos no transporte ferroviário.

Vantagens sustentáveis: A sincronização eficiente de vagões e a revolução no tráfego ferroviário

O Porto destaca que a eficiência e a sustentabilidade serão impulsionadas pela melhor sincronização das entregas e coletas de vagões, combinadas com a otimização dentro da região portuária. Com a introdução desse modelo de Carga de Vagão Único, trens mais longos substituirão a necessidade de numerosos trens curtos, promovendo uma abordagem mais ecológica e econômica para o transporte ferroviário.

Nils van Vliet, CEO da Railport, expressou sua satisfação com os resultados do modelo de Carga de Vagão Único e enfatizou a importância do apoio da indústria e dos pagadores de frete. Ele destaca que a colaboração é fundamental para efetuar mudanças significativas e que o projeto não para por aqui, com planos para monitorar a qualidade e acelerar a digitalização do processo.

A revolução da primeira e última milha: Facilitando o acesso aos operadores ferroviários e pagadores de carga

O Railport dividiu estrategicamente o porto em zonas com base em volumes agregados, otimizando assim as operações. A licitação para a primeira e última milha em cada zona visa tornar esse tráfego mais acessível aos operadores de trens e pagadores de carga. Este conceito reduz a fragmentação e amplia a transparência sobre as mercadorias transportadas.

Os pagadores de frete podem celebrar acordos de primeira e última milha com os operadores ferroviários selecionados, mesmo aqueles que não participaram do processo licitatório inicial. Esse regulamento inovador entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, prometendo uma mudança significativa na dinâmica ferroviária do Porto de Antuérpia-Bruges.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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