Empresa dos EUA anuncia protótipo de uma pirâmide de energia eólica. A versão final da pirâmide eólica offshore poderá ter até 120 metros de altura.
A energia eólica tem capacidade para transformar energia cinética do movimento em energia elétrica de forma muito mais barata e sem gerar gases de efeito estufa na atmosfera. Agora, mais um projeto de turbina eólica offshore em formato de pirâmide saiu do papel. Trata-se do protótipo da T-Omega Wind, que promete ser mais econômico do que as opções disponíveis no mercado atual.
Nova estrutura da pirâmide eólica offshore flutua no mar
A pirâmide de energia eólica foi lançada e testada com sucesso em New Bedford, cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. A nova pirâmide eólica offshore conta com uma estrutura que elimina o grande polo central das turbinas eólicas offshore comuns em unidades terrestres.
Além disso, substitui os enormes geradores de cata-vento por um eixo de dois lados apoiado nas extremidades. Sendo assim, em vez de uma única torre, a turbina possui quatro suportes diagonais formando uma pirâmide flutuante. A pirâmide é ancorada no fundo do mar, possibilitando que o equipamento flutue de acordo com o vento, melhorando a eficiência eólica.
- Turbina eólica de fácil instalação custa menos de 3 MIL, pode gerar energia 24 horas por dia, suprir de 50% a 100% do consumo de uma residência convencional e ainda durar até 25 ANOS
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
O protótipo da pirâmide eólica offshore conta com 8 m de altura e a versão final contará com cerca de 120 metros. A T-Omega estima que o peso total do sistema da pirâmide de energia eólica varia entre 1.200 e 1.800 toneladas. Primeiro, a empresa testou a estrutura em um tanque de ondas com um modelo de escala 1/60.
O teste provou que o projeto da pirâmide eólica offshore era capaz de permanecer em pé mesmo que uma versão em tamanho real fosse atingida por ondas de 30 metros. Agora, a empresa responsável pelo projeto da pirâmide de energia eólica está testando um protótipo em escala 1/16.
Projeto da pirâmide de energia eólica deve solucionar grandes problemas do setor
As características da nova estrutura de turbina eólica da T-Omega permitem reduzir peso e custos de produção, além de enfrentar desafios logísticos na produção, implementação e manutenção. Por fim, ainda elimina a necessidade de instalações especializadas e pode ser facilmente rebocada em caso de defeito. A expectativa é que entregue um Custo Nivelado de Energia (LCoE) de cerca de US$ 50 por megawatt-hora com o equipamento, que está no mesmo patamar das melhores tecnologias de energia eólica offshore com fundo fixo disponíveis atualmente.
A CEO da T-Omega Wind, Brita Formato, relatou ao New Atlas que o projeto da pirâmide eólica offshore deve solucionar grandes problemas no setor. A indústria eólica offshore está passando por desafios.
A nova pirâmide de energia eólica flutuante resolverá grande parte dos desafios de uma forma elegante e econômica. A empresa está entusiasmada em apresentar esta tecnologia aos maiores desenvolvedores de energia eólica offshore do mundo e planeja implementações em escala completa nos próximos anos.
Outros designs de turbinas offshore estão surgindo no mundo
A instalação de turbinas eólicas em alto mar surgiu como negócio promissor, tendo em vista que aproveita o vento natural vindo dos mares, poupa espaço que seria utilizado em terra e os possíveis danos ao meio ambiente.
Sendo assim, além da pirâmide de energia eólica, uma nova turbina eólica de apenas uma pá surge prometendo ser a grande solução, custando metade do preço para gerar ainda mais energia que os modelos convencionais.
Esta é a turbina eólica de uma pá da empresa holandesa Touchwind. Apesar de ter apenas uma pá, onde as mais conhecidas possuem três, e não conte com sistemas sofisticados, o projeto pode custar metade do valor de uma instalação normal, e ainda assim, ter mais potência.