MENU
Menu
Início Conheça a pirâmide eólica offshore que promete CORTAR CUSTOS e elevar a produção de energia limpa 

Conheça a pirâmide eólica offshore que promete CORTAR CUSTOS e elevar a produção de energia limpa 

14 de dezembro de 2023 às 12:54
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Conheça a pirâmide eólica offshore que promete CORTAR CUSTOS e elevar a produção de energia limpa 
Foto: Olhar Digital/Reprodução

Empresa dos EUA anuncia protótipo de uma pirâmide de energia eólica. A versão final da pirâmide eólica offshore poderá ter até 120 metros de altura.

A energia eólica tem capacidade para transformar energia cinética do movimento em energia elétrica de forma muito mais barata e sem gerar gases de efeito estufa na atmosfera. Agora, mais um projeto de turbina eólica offshore em formato de pirâmide saiu do papel. Trata-se do protótipo da T-Omega Wind, que promete ser mais econômico do que as opções disponíveis no mercado atual.

Nova estrutura da pirâmide eólica offshore flutua no mar

A pirâmide de energia eólica foi lançada e testada com sucesso em New Bedford, cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. A nova pirâmide eólica offshore conta com uma estrutura que elimina o grande polo central das turbinas eólicas offshore comuns em unidades terrestres.

Artigos recomendados

Além disso, substitui os enormes geradores de cata-vento por um eixo de dois lados apoiado nas extremidades. Sendo assim, em vez de uma única torre, a turbina possui quatro suportes diagonais formando uma pirâmide flutuante. A pirâmide é ancorada no fundo do mar, possibilitando que o equipamento flutue de acordo com o vento, melhorando a eficiência eólica.

O protótipo da pirâmide eólica offshore conta com 8 m de altura e a versão final contará com cerca de 120 metros. A T-Omega estima que o peso total do sistema da pirâmide de energia eólica varia entre 1.200 e 1.800 toneladas. Primeiro, a empresa testou a estrutura em um tanque de ondas com um modelo de escala 1/60.

O teste provou que o projeto da pirâmide eólica offshore era capaz de permanecer em pé mesmo que uma versão em tamanho real fosse atingida por ondas de 30 metros. Agora, a empresa responsável pelo projeto da pirâmide de energia eólica está testando um protótipo em escala 1/16.

Projeto da pirâmide de energia eólica deve solucionar grandes problemas do setor

As características da nova estrutura de turbina eólica da T-Omega permitem reduzir peso e custos de produção, além de enfrentar desafios logísticos na produção, implementação e manutenção. Por fim, ainda elimina a necessidade de instalações especializadas e pode ser facilmente rebocada em caso de defeito. A expectativa é que  entregue um Custo Nivelado de Energia (LCoE) de cerca de US$ 50 por megawatt-hora com o equipamento, que está no mesmo patamar das melhores tecnologias de energia eólica offshore com fundo fixo disponíveis atualmente.

A CEO da T-Omega Wind, Brita Formato, relatou ao New Atlas que o projeto da pirâmide eólica offshore deve solucionar grandes problemas no setor. A indústria eólica offshore está passando por desafios.

A nova pirâmide de energia eólica flutuante resolverá grande parte dos desafios de uma forma elegante e econômica. A empresa está entusiasmada em apresentar esta tecnologia aos maiores desenvolvedores de energia eólica offshore do mundo e planeja implementações em escala completa nos próximos anos.

Outros designs de turbinas offshore estão surgindo no mundo

A instalação de turbinas eólicas em alto mar surgiu como negócio promissor, tendo em vista que aproveita o vento natural vindo dos mares, poupa espaço que seria utilizado em terra e os possíveis danos ao meio ambiente.

Sendo assim, além da pirâmide de energia eólica, uma nova turbina eólica de apenas uma pá surge prometendo ser a grande solução, custando metade do preço para gerar ainda mais energia que os modelos convencionais. 

Esta é a turbina eólica de uma pá da empresa holandesa Touchwind. Apesar de ter apenas uma pá, onde as mais conhecidas possuem três, e não conte com sistemas sofisticados, o projeto pode custar metade do valor de uma instalação normal, e ainda assim, ter mais potência. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x