A Hidreo, empresa brasileira de soluções de energia, anunciou uma nova mini turbina hidrelétrica que pode gerar 220 kWh por mês e abastecer uma residência média inteira.
A Hidreo Mini Baixa Queda é a mais nova turbina hidrelétrica fabricada pela Hidreo Energy Solutions, empresa fundada por brasileiros e maior fabricante de Micro Turbinas Hidrelétricas do país. Vale destacar que a empresa já conta com uma outra mini turbina hidrelétrica lançada no mercado em 2018.
Entenda como funciona a mini turbina hidrelétrica doméstica
Segundo Felipe Wotecoski, um dos engenheiros e fundadores da empresa, a mini turbina hidrelétrica foi desenvolvida para funcionar em pequenos rios com os menores desníveis, sendo capaz de gerar energia limpa com desníveis de 2,5 metros. Este é um equipamento diferente dos que a empresa já produz, sendo uma mini turbina hidrelétrica com uma hélice em seu interior.
Uma tubulação vai na parte superior fixado no rio com uma proteção de metal para que não entre sujeira na mini turbina hidrelétrica. Essa tubulação leva água até a máquina na parte inferior, passa pela turbina e volta pro rio sem nenhum consumo ou contaminação. É importante frisar que essa instalação está onde já existia uma represa, mas não é necessário represar a água, basta que haja um desnível entre a captura da água e o devolvimento da mesma.
- Nova arma de micro-ondas da China pode neutralizar drones inimigos a até 3 km de distância
- Elon Musk quer internet em Marte! O bilionário planeja criar sistema semelhante ao Starlink para o Planeta Vermelho
- ANPD investiga: Coleta de íris em São Paulo pode mudar tudo que sabemos sobre segurança digital!
- Sem energia nuclear ou energia fotovoltaica: Mark Zuckerberg e Meta testam a energia mais potente da história
Quando a água passa pelo equipamento faz movimentar a turbina, que alavanca o gerador, que produz energia elétrica limpa. Essa eletricidade pode funcionar tanto on-grid, quando utiliza um sistema conectado à concessionária, quanto off-grid, quando não há conexão com a concessionária.
O fio da mini turbina hidrelétrica é ligado a um painel de controle, passa por uma placa de controle eletrônico e conectado no controlador de carga, que faz a gestão da energia produzida pelo gerador e da carga das baterias, que são conectadas no inversor, que, por fim, transformam a energia em 110V ou 220V.
Nova mini turbina hidrelétrica pode entregar até 220 kWh/mês
Wotecoski espera que sua nova mini turbina hidrelétrica possa atender uma nova gama de potenciais de geração, com desníveis muito menores do que o atendido com os equipamentos anteriores. Com a geração de energia por meio de desnível hídrico, o consumidor não precisa se preocupar, visto que a geração é 24 horas por dia.
A mini turbina hidrelétrica é o melhor custo benefício do mercado e, devido suas pequenas dimensões e praticidade na instalação, o consumidor pode utilizar imediatamente após a compra.
É importante ressaltar que a nova mini turbina hidrelétrica é um produto inovador capaz de gerar toda a energia necessária para uma casa de porte médio (até 220 kW.h/mês) a partir de pequenos rios e riachos na natureza, mas também descartes de água sob pressão em indústrias, água de vertedouros de lagos e represas, saídas de estações de tratamento de água e efluentes, e vários outros potenciais hídricos.
O equipamento é uma turbina Kaplan modificada personalizada fabricada com aço galvanizado com pintura eletrostática que garante maior acabamento, eficiência e durabilidade.
Conheça melhor a empresa e seus equipamentos
Em 2018, dois engenheiros mecânicos de Curitiba se aproveitaram de suas habilidades e conhecimentos sobre a capacidade híbrida do Brasil e desenvolveram sistemas de geração de energia hidráulica. Juntos, Felipe Wotecoski e Juliano Rataiczyk criaram a Hidreo, startup que atua no desenvolvimento de tecnologias para microgeração de energia.
A dupla já desenvolveu vários equipamentos que usam o desnível e a água para gerar energia de forma barata e acessível. Há alguns anos, lançaram no mercado a Hidreo Mini, equipamento que é capaz de abastecer até mesmo uma residência média ou reduzir drasticamente a conta de energia elétrica.